XV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste recebe trabalhos até o dia 1º de junho.

XV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste recebe trabalhos até o dia 1º de junho.

Faltam poucos dias para garantir a apresentação de seu trabalho em um dos mais esperados eventos da ABRHidro neste ano: o XV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, que será realizado de 22 a 25 de novembro, em Caruaru, no coração do agreste pernambucano. No próximo dia 1° de junho será encerrado o prazo para a submissão dos trabalhos, que deve ser feita totalmente online. Confira os detalhes pelo link: http://www.abrhidro.org.br/xvsrhne

 

Em Caruaru, a riqueza cultural nordestina caminho ao lado da rica produção acadêmica e científica. A cidade abriga cinco universidades, entre elas o Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), principal organizador do Simpósio. É esperado para novembro um grande encontro de especialistas, pesquisadores, professores, estudantes e técnicos também em virtude da proximidade com outras instituições de ensino locais e regionais e pela infraestrutura oferecida pela cidade.

 

Para o presidente da Comissão Organizadora do XV SRHN, professor José Almir Cirilo (UFPE), a edição 2020 do evento trará o desafio de avaliar o Nordeste brasileiro face aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Muito temas relevantes, como os desafios da gestão hídrica em cenários de escassez, estarão em debate. Ouça* neste podcast a entrevista sobre o simpósio concedida pelo professor Cirilo à UNESP – Universidade Estadual Paulista.

 

TEMÁRIO do XV SBRH

Hidrologia do Semiárido

Governança e segurança hídrica

Manejo de águas urbanas

Águas subterrâneas

Revitalização de bacias hidrográficas

Uso racional da água

Monitoramento e modelagem hidrometeorológica

Políticas de integração de fontes hídricas

Desafios da gestão em cenários de conflitos de escassez hídrica

Qualidade da água