Conversando com Governo e Associações Congêneres sobre Barragens e Reservatórios dia 25/08

Conversando com Governo e Associações Congêneres sobre Barragens e Reservatórios dia 25/08

Evento integrante comemoração dos 60 anos do CBDB

Dias 23, 24, 25 de agosto de 2021

O evento promovido pelo Comitê Brasileiro de Barragens tem como objetivo principal realçar a importância da implantação e de critérios de operação de reservatórios para diversas finalidades visando o possível ambiente de estresse hídrico que se avizinha.

Há pelo menos mais de três décadas, praticamente não se tem implantado reservatórios de regularização de descargas naturais. Nesse período já foram enfrentadas situações de extrema carência de recursos hídricos com marcantes consequências econômicas e socioambientais em várias regiões do País com destaque para sérios racionamentos de abastecimento urbano de água em diversas cidades dos centros mais desenvolvidos, prejuízos em atividades agrícolas por limitações de irrigação, interrupção de serviços de transporte aquaviário por longos e impactantes períodos, ocorrência de catastróficas inundações pela não implantação de obras para controle de cheias, além de graves e longos racionamentos de energia elétrica em quase todo território nacional.

Cada pessoa que lê as linhas acima lembra de cenários marcantes em cada exemplo mencionado de finalidade de reservatórios, cenários estes que, em anos recentes, causaram impactos econômicos e sociais de grandes proporções. Foram décadas praticamente perdidas por terem sido negligenciadas providências de implantação de obras para reservação de água, bem indispensável ao mundo moderno, cuja importância e demanda tem sido nítida e acentuadamente crescente.

No evento do Comitê serão veiculadas por vídeo conferência, importantes apresentações de destacadas personalidades técnicas e de gestão de recursos hídricos e energéticos, seguidas de profícuos debates esclarecedores sobre a grave perspectiva que se prevê no horizonte de curto e médio prazos.

Tema 1 (básico do evento) dia 23: Reservatórios e Barragens na Crise Hídrica e Energética

Tema 2, dia 24 (manhã e início da tarde): Usinas Hidroelétricas Reversíveis

Tema 3, dia 24 (tarde): XII Simpósio de Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas

Tema 4, dia 25: Conversando com Governo e Associações Congêneres sobre Barragens e Reservatórios