A importância das Bacias Representativas

A importância das Bacias Representativas

As bacias representativas podem ser definidas como bacias hidrográficas intensamente monitoradas, que representariam o comportamento das variáveis hidroclimatólógicas de uma região considerada homogênea do ponto de vista de relevo, geologia, tipo de solos, uso e cobertura vegetal, têm área variando de 1 a 250 km². Mas você sabe qual a importância delas?

Importância das Bacias Representativas

O principal objetivo de bacias representativas é produzir dados e informações hidrológicas e meteorológicas para estudos e pesquisas em toda uma região homogênea a que pertencem e representam.

São fundamentais para obtenção de maior conhecimento dos processos hidrológicos atuantes em uma bacia hidrográfica.

É possível manter longos períodos de observação de variáveis que importam para estudos climáticos, hidrológicos, geológicos e pedológicos com a finalidade responder algumas questões científicas” explica Lígia Maria Nascimento de Araújo, engenheira civil especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico.

As bacias representativas têm objetivos científicos como:

  • Avaliação detalhada dos processos físicos, químicos e biológicos do ciclo hidrológico, necessitando-se de longas séries históricas e mínima alteração do meio;

  • Calibração de modelos hidrológicos para simulação do comportamento da bacia, associado ao escoamento superficial, água no solo e evapotranspiração da região homogênea, que a bacia representa;

  • Simular os efeitos de mudanças naturais de aspectos fisiográficos no ciclo hidrológico.

Os estudos em bacias representativas constituem numa maneira eficiente de se acompanhar ao longo do tempo possíveis alterações nas grandezas dos fenômenos físicos do ciclo hidrológico.” – Segundo DOOGE, 1973.