ABRHidro defende ciência da água no Dia Mundial do Meio Ambiente

Neste dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a ABRHidro destaca a ciência como a melhor guia para as ações de preservação, conservação e recuperação das águas e do planejamento e gestão dos recursos hídricos. “As pesquisas e os estudos científicos mostram com clareza os desequilíbrios atuais e identificam os desafios a serem vencidos. Também são capazes de apontar caminhos que levem ao uso múltiplo das águas com soluções embasadas na natureza e no atendimento aos objetivos do desenvolvimento sustentável,” destaca a presidente da Associação, Synara Olendzki Broch.
A comunidade brasileira da água – formada por profissionais, técnicos, gestores, especialistas, pesquisadores, estudantes e professores do setor – acumula experiências que permitem o convívio adequado dos diversos núcleos interessados na gestão integrada de recursos hídricos. “Nossas águas são fonte de vida, de saúde e da produção de alimentos, energia e desenvolvimento nacional. Temos enfrentado graves estiagens, situações que comprometem a qualidade das águas e conflitos pelo seu uso. Por isso, precisamos estar cada vez mais alinhados e preparados para preservar e utilizar de forma compartilhada e racional esse recurso vital,” afirma a presidente.
Dia Mundial
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em Estocolmo (Suécia). “Hora da Natureza” é o lema de 2020 do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Na visão da organização, a crise deflagrada pelo coronavírus mostra a interdependência entre a saúde humana e a saúde do planeta. Portanto, é hora de buscarmos entendimentos para garantir acesso à água e ao saneamento básico para a construção de um mundo melhor pós-pandemia.