Associados Institucionais

Agência das Bacias PCJ
http://www.agencia.baciaspcj.org.br/
A Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí gerencia os recursos hídricos nas bacias PCJ – tanto as verbas arrecadadas com a cobrança pelo uso dos recursos hídricos nos rios de domínio da União como nos rios de domínio do Estado de São Paulo. É uma entidade criada pelo Comitê de Bacias para prestar apoio ao seu funcionamento, funcionando como sua Secretaria Executiva. Possui personalidade jurídica, conforme a dominialidade das águas, ou seja, da União ou dos Estados. Para águas da União, a agência recebe o nome de Agência de Água. Para águas dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, o nome atribuído é Agência de Bacias.

COGERH – Companhia de gestão dos recursos hídricos
http://portal.cogerh.com.br
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) foi criada em 1993 e atualmente é responsável pelo gerenciamento e disciplinamento de mais de 90% das águas acumuladas no Ceará. A instituição administra reservatórios, canais, adutoras das 12 bacias hidrográficas e os mais importantes açudes públicos estaduais e federais do Estado.

FCTH – Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica
https://www.poli.usp.br/a-poli/fundacoes/283-fundacao-centro-tecnologico-de-hidraulica.html
Desde 1986, a FCTH atua no campo de pesquisas, desenvolvimento tecnológico e capacitação de pessoal de cinco grandes áreas: engenharia hidráulica, hidráulica computacional, recursos hídricos, engenharia ambiental e assessoria técnica. Seus serviços se estendem a empresas privadas e órgãos públicos. A fundação opera, por exemplo, o Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (SAISP), que gera, a cada cinco minutos, boletins sobre as chuvas e suas consequências na capital paulista, incluindo mapas com previsões de inundações.

LACTEC
http://www.lactec.org.br
O Lactec é um dos maiores centros de ciência e tecnologia do País, referência em soluções inovadoras para o segundo setor, como empresas, indústrias e concessionárias de energia. Possui cinco unidades em Curitiba (PR) e uma em Salvador (BA), onde oferta serviços tecnológicos, ensaios e análises laboratoriais, projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), consultoria e capacitação técnica, com cursos de curta duração e mestrado profissional. A empresa é precursora da união dos antigos Centro de Hidráulica e Hidrologia Professor Parigot de Souza, Laboratório Central de Pesquisa e Desenvolvimento, Laboratório de Materiais e Estruturas e Laboratório de Mecânica e Emissões Veiculares.

AGEVAP – Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul
https://www.agevap.org.br
A Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul (Agevap), instituída em 2002, funciona como um braço executivo do Comitê de Bacias, recebendo e aplicando os recursos arrecadados com a cobrança pelo uso da água. Além disso, também exerce funções de gestão dos recursos hídricos de algumas bacias do País por meio de contrato de gestão. A Agência mantém tais contratos com a Agência Nacional de Águas (ANA), com o Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA) e com o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).

RIO-ÁGUAS – Fundação Instituto das Águas do Município do Rio de Janeiro
http://www.rio.rj.gov.br/
A Fundação Instituto das Águas do Município do Rio de Janeiro (Rio-Águas), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente, faz a gestão e a supervisão das atividades referentes ao manejo de águas pluviais, à prevenção e controle de enchentes e ao saneamento da capital carioca. A instituição elabora estudos e projetos de drenagem para toda a cidade e também analisa e licencia as obras de drenagem realizadas por empreendimentos privados. Além disso, também responde pela manutenção dos corpos hídricos do município por meio de serviços de conservação e desobstrução de canais e rios.

OVERTECH – Soluções tecnológicas
http://www.overtechsolucoes.com.br
A Overtech é uma empresa brasileira especializada em fornecer soluções tecnológicas para monitoramento ambiental, telemetria, hidrometeorologia e desenvolvimento de softwares para monitoramento e gerenciamento de dados. Possui bases em três Estados (Paraná, São Paulo e Minas Gerais), mas atua em todo o País, somando mais de 500 estações.

PCE – Projetos e Consultorias de Engenharia
http://www.pcebr.com.br/
A PCE Projetos e Consultorias de Engenharia está focada no desenvolvimento de projetos de engenharia e, desde a sua criação, em 1990, já promoveu a construção de usinas hidrelétricas, rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e também soluções para abastecimento de água e saneamento em todo o País. A empresa é especializada em engenharia consultiva, estudos de viabilidade, projetos, fiscalização e gerenciamento de obras e contratos. Também realiza estudos de inventário e viabilidade, projetos básicos e executivos, supervisão de comissionamento, engenharia de interface, programação e planejamento da implantação de obras, atividades de gerenciamento, Plano Diretor e consultoria e assessoria técnica.

Santo Antônio Energia
http://www.santoantonioenergia.com.br
A Santo Antônio Energia é a concessionária responsável pela implantação e operação da Hidrelétrica Santo Antônio, uma das primeiras grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a entrar em operação. A concessionária nasceu a partir de um desafio: instalar uma das maiores hidrelétricas do País na Amazônia Legal, aproveitando ao máximo o potencial hídrico do Rio Madeira e respeitando às populações locais e o meio ambiente.

COBRAPE – Companhia Brasileira de Projetos e Empreendimentos
http://www.cobrape.com.br/
Há 28 anos no mercado, a Cobrape é uma empresa de consultoria focada em todas as fases dos projetos de infraestrutura. Para isso, possui equipe multidisciplinar formada por engenheiros, geólogos, arquitetos, sociólogos, urbanistas, economistas, ecólogos, advogados, geógrafos e assistentes sociais. São 18 áreas de especialidade: abastecimento de água, desenvolvimento institucional e capacitação, desenvolvimento regional, desenvolvimento territorial e urbano, drenagem, economia e finanças, edificações, energia e telecomunicações, esgotamento sanitário, habitação, meio ambiente, políticas públicas sociais, programas integrados, recursos hídricos, resíduos sólidos, sistemas de informação e modelos, transporte e logística e urbanização de favelas.

DUALBASE
https://www.dualbase.com.br
Desde 2009, a Dualbase está focada em desenvolver, instalar, manter e operar redes hidrológicas, estações meteorológicas, redes solarimétricas, estações de PCDs, sistemas de telemetria, sistemas de alimentação, dataloggers, softwares e sensores. Está instalada em Palhoça, na Grande Florianópolis. É também a única empresa da América Latina associada ao Support Group (SDI-12) e ao Hydro-Meteorological Equipment Industry (HMEI).

IPH – Instituto de Pesquisas Hidráulicas
http://www.ufrgs.br/iph
O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) é ligado à Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É formado por 16 laboratórios de pesquisa sobre a área de pesquisas hidráulicas: estação recuperadora da qualidade da água, clima e recursos hídricos, engenharia de água e solo, ensino de hidráulica, hidráulica marítima, hidrometria, instrumentação e canal de velocidade, limnologia, obras hidráulicas, planejamento e gestão de recursos hídricos, processos erosivos e deposicionais, saneamento, sedimentos, águas urbanas, correntes de densidade e transições e turbulências.

LIGHT
http://www.light.com.br
O grupo Light S.A. fornece energia elétrica a 31 municípios do Rio de Janeiro desde 1907, quando chegou à Capital e, aos poucos, se expandiu também para o restante do Estado. Devido à complexidade do setor, o grupo se subdivide em três empresas do ramo, cada qual com a sua própria responsabilidade: fornecimento (Light Serviços de Eletricidade), geração e transmissão (Light Energia) e comercialização da energia (Light Com).

COPEL – Companhia Paranaense de Energia
https://www.copel.com
A Copel atua com tecnologia de ponta nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia e também no segmento de telecomunicações. Desde 1954 no mercado, é pioneira no País em estudos e relatórios de impacto ambiental na construção de usinas hidrelétricas. Esses dados fazem dela uma das maiores companhias elétricas do Brasil, com capital aberto na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) e no braço latino-americano da Bolsa de Valores de Madri (Latibex).

CPRM – Serviço Geológico do Brasil
http://www.cprm.gov.br
O Serviço Geológico do Brasil, também conhecido por CPRM devido à sua razão social Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia. A missão da CPRM é gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Nesse sentido, ela elabora mapas geológicos, hidrogeológicos e de risco, avaliação de recursos minerais, análises químicas e levantamentos aerogeofísicos e terrestres.

ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico
http://www.ons.org.br
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é o órgão responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN). Além disso, responde pelo planejamento da operação dos sistemas isolados do País sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O ONS também desenvolve uma série de estudos e ações de gerenciamento para diferentes fontes de energia e redes de transmissão, de forma a garantir a segurança do suprimento contínuo em todo o território nacional.

Consórcio PCJ – Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí
https://agua.org.br
O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí trabalha para fomentar ações de recuperação dos mananciais e alertar a sociedade sobre a problemática dos recursos hídricos da região. Para isso, a instituição realiza ações divididas em 10 programas sociais: Gestão e Políticas de Recursos Hídricos, Planejamento e Sustentabilidade para Aplicação das Disponibilidades Hídricas, Cooperação Institucional, Programa de Desenvolvimento Regional, Apoio aos Associados em Tecnologias e Sistema de Gestão, Sistema de Monitoramento de Águas, Saneamento e Resíduos Sólidos, Educação e Sensibilização Ambiental, Programa de Proteção aos Mananciais e Parcerias para Integração Regional.

UFSM
https://www.ufsm.br
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é uma instituição federal de ensino superior sediada em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Além do campus principal, a UFSM possui sedes nas cidades gaúchas de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul. Atualmente, oferece 132 cursos de graduação e 105 cursos de pós-graduação, sendo 30 de doutorado, 55 de mestrado, 19 de especialização e um programa de pós-doutorado. Cerca de 30 mil pessoas estão matriculadas hoje na instituição.