Ceará

A Regional Ceará dedica-se ao avanço da gestão de Recursos Hídricos, da pesquisa científica e do apoio ao ensino técnico e universitário.

Por meio de seus associados, a ABRHidro Ceará desenvolve ações de caráter técnico-científico, espinha dorsal da sua atuação político-institucional. É um fórum permanente de discussão dos problemas de Recursos Hídricos com abrangência regional, buscando as melhores soluções e atendendo aos interesses da sociedade. Ademais, atua no Conselho Estadual de Recursos Hídricos, bem como em Câmaras técnicas e Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Ceará.

Erika da Justa Teixeira Rocha

Engenheira civil graduada pela Universidade Federal do Ceará, com mestrado em Engenharia Civil – Saneamento Ambiental e doutorado em Engenharia Civil – Recursos Hídricos pela mesma instituição, com período de estágio no Laboratório Nacional de Engenharia Civil – LNEC de Lisboa. É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, onde atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Energias Renováveis. Serve como analista de projetos para diversas Fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa e como revisora em revistas nacionais e internacionais. Desenvolve pesquisas na área de Recursos Hídricos, com ênfase nos seguintes temas: qualidade de água, planejamento e gerenciamento de recursos hídricos.

Cleiton da Silva Silveira

Graduado em Física pela Universidade Federal do Ceará com mestrado em Ciências Físicas Aplicadas pela Universidade Estadual do Ceará e doutorado em Engenharia Civil – Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Ceará. Foi professor adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) durante quatro anos do curso de Engenharia de Energias. É professor da Universidade Federal do Ceará, Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental – DEHA. Tem experiência na área de clima e recursos hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrologia, modelagem atmosférica, mudanças climáticas, variabilidade climática e gestão dos recursos hídricos.

Samiria Maria Oliveira da Silva

Doutora em Engenharia Civil com área de concentração em Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Ceará – UFC. É professora do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental do Centro de Tecnologia da UFC, membro do colegiado do curso de Engenharia Civil–CT/UFC, membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e pesquisadora do Grupo de Gerenciamento de Risco Climático e Sustentabilidade Hídrica. Atua na área de Recursos Hídricos com ênfase em hidrologia, economia, planejamento e gestão dos recursos hídricos.

Notícias do Ceará