Comissões Técnicas

A ABRHidro dedica-se ao avanço da gestão de Recursos Hídricos, da pesquisa científica e do apoio ao ensino técnico e universitário.

Por meio de seus associados, a entidade mantém Comissões Técnicas, que buscam reunir profissionais e pesquisadores em torno de um interesse específico, dentro de áreas relevantes dos Recursos Hídricos. Ao longo dos anos, a Associação criou as Comissões de Águas Urbanas, Desastres, Energia, Ensino, Engenharia de Sedimentos, Gestão de Recursos Hídricos, Hidráulica, Hidrologia Subterrânea, Hidrometria, Irrigação, Jovem e Segurança de Barragens.

 

Coordenação (2022-2023)

As Comissões Técnicas da Associação estão sob a coordenação de Andrea Sousa Fontes
Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1995), doutorado em Geofísica pela Universidade Federal da Bahia (2008) , mestrado em Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade Federal da Bahia (2005) e Especialização em Gerenciamento de Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Bahia (2003).Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, professora do Mestrado em Meio Ambiente, Água e Saneamento da UFBA, pesquisadora do Grupo de Recursos Hídricos da Escola Politécnica da UFBA e do Núcleo de Pesquisa em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFRB. Atua na área de Engenharia com ênfase em Hidrologia, Modelagem de sistemas hídricos, Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos e vazão ambiental.

 

De acordo com o Estatuto da ABRHidro, os seus associados individuais têm direito de participar das comissões técnicas especializadas, que são criadas pela diretoria da Associação Brasileira de Recursos Hídricos e coordenadas e acompanhadas pela Diretoria de Comissões Técnicas.

As seguintes atividades são esperadas para o funcionamento ativo de cada Comissão Técnica, dentro do interesse específico e em área relevante dos Recursos Hídricos:
  • Organização de um ou mais eventos técnico-científicos a cada dois anos;
  • Publicação técnico-científica a cada dois anos (e.g. livro ou edição especial de revista ou anais de evento ou um artigo científico de revisão de consenso ou avanços da comunidade);
  • Apresentação de plano de trabalho a cada dois anos;
  • Apresentação de relato de atividades durante a Assembleia Geral no Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos;
  • Desenvolvimento de uma atividade durante o SBRH (e.g. sessão técnica, mesa redonda, curso);
  • Participação de membros de diferentes instituições, setores e regiões;
  • Renovação de liderança a cada dois anos.

A criação e manutenção de novas Comissões Técnicas deve ser proposta através de plano bianual de trabalho, a ser apresentado à Diretoria de Comissões Técnicas, conforme modelo anexo.

BAIXAR MODELO DE PLANO DE TRABALHO (.DOCX)

 

Reuniões Coordenação Comissões Técnicas 

Apresentação 1ª Reunião CTs (fev 2022)

 

As Comissões Técnicas da ABRHidro estão agora no Telegram !

As Comissões Técnicas da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) são compostas por associados que reúnem profissionais e pesquisadores em torno de um interesse específico, em temáticas relevantes da área de Recursos Hídricos.

A plataforma foi escolhida justamente por permitir grande número de participantes e registro de todas as mensagens do grupo para que os novos participantes possam acessar.

Até agora oito são os grupos públicos já criados, clique nos nomes das Comissões para participar:

 

 

Confira os websites das Comissões Técnicas