Comissões Técnicas

A ABRHidro dedica-se ao avanço da gestão de Recursos Hídricos, da pesquisa científica e do apoio ao ensino técnico e universitário.

Por meio de seus associados, a entidade mantém Comissões Técnicas, que buscam reunir profissionais e pesquisadores em torno de um interesse específico, dentro de áreas relevantes dos Recursos Hídricos. Ao longo dos anos, a Associação criou as Comissões de Águas Urbanas, Desastres, Energia, Ensino, Engenharia de Sedimentos, Gestão de Recursos Hídricos, Hidráulica, Hidrologia Subterrânea, Hidrometria, Irrigação, Jovem e Segurança de Barragens.

 

Coordenação (2020-2021)

As Comissões Técnicas da Associação estão sob a coordenação de Diogo Costa Buarque
Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo IPH/UFRGS doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo IPH/UFRGS. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação e é professor adjunto do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). 

De acordo com o Estatuto da Abrhidro, os seus associados individuais têm direito de participar das comissões técnicas especializadas, que são criadas pela diretoria da Associação Brasileira de Recursos Hídricos e coordenadas e acompanhadas pela Diretoria de Comissões Técnicas.

As seguintes atividades são esperadas para o funcionamento ativo de cada Comissão Técnica, dentro do interesse específico e em área relevante dos Recursos Hídricos:
  • Organização de um ou mais eventos técnico-científicos a cada dois anos;
  • Publicação técnico-científica a cada dois anos (e.g. livro ou edição especial de revista ou anais de evento ou um artigo científico de revisão de consenso ou avanços da comunidade);
  • Apresentação de plano de trabalho a cada dois anos;
  • Apresentação de relato de atividades durante a Assembleia Geral no Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos;
  • Desenvolvimento de uma atividade durante o SBRH (e.g. sessão técnica, mesa redonda, curso);
  • Participação de membros de diferentes instituições, setores e regiões;
  • Renovação de liderança a cada dois anos.

A criação e manutenção de novas Comissões Técnicas deve ser proposta através de plano bianual de trabalho, a ser apresentado à Diretoria de Comissões Técnicas, conforme modelo anexo.

BAIXAR MODELO DE PLANO DE TRABALHO (.DOCX)

 

 

Reuniões Coordenação Comissões Técnicas 

Apresentação Abril 2021 (.PDF)

 

 

As Comissões Técnicas da ABRhidro estão agora no Telegram !

As Comissões Técnicas da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRhidro) são compostas por associados que reúnem profissionais e pesquisadores em torno de um interesse específico, em temáticas relevantes da área de Recursos Hídricos.

A plataforma foi escolhida justamente por permitir grande número de participantes e registro de todas as mensagens do grupo para que os novos participantes possam acessar.

Até agora oito são os grupos públicos já criados, clique nos nomes das Comissões para participar:

 

 

Confira os websites das Comissões Técnicas