Desastres Naturais

Dentre os diversos tipos de desastres naturais, os mais recorrentes são os hidrológicos, tais como inundações e movimentos de massa úmida.

O número de ocorrências de desastres naturais no mundo tem aumentado nos últimos anos, superando os registros do século passado, de acordo com o Banco de Dados do Centro para Pesquisa em Epidemiologia de Desastres (CRED) do País. Dentre os diversos tipos de desastres naturais, os mais recorrentes são os hidrológicos, tais como inundações e movimentos de massa úmida, seguido pelos meteorológicos, como os vendavais e as tempestades tropicais. No Brasil, os desastres hidrológicos, meteorológicos e climatológicos são os que mais afetam as pessoas, segundo dados do Atlas e dos Anuários Brasileiro de Desastres Naturais.

 

A Comissão Técnica de Desastres da Associação Brasileira de Recursos Hídricos foi criada durante o SBRH de 2017 para atuar neste campo com as seguintes atividades: demonstrar a importância do tema Recursos Hídricos dentro da gestão de risco de desastres; incentivar o desenvolvimento de trabalhos e projetos na área; desenvolver material didático (livros, palestras, cursos) e promover em anos intercalados com o SBRH o Encontro Nacional de Gestão de Risco de Desastres da ABRHidro.

Coordenação

Gean Paulo Michel

Coordenador

Graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina, é mestre em Engenharia Ambiental pela UFSC. Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem experiência na área de hidrossedimentologia, hidrologia, hidrogeomorfologia e desastres naturais. Desenvolve pesquisa na área de modelagem de profundidade do solo, escorregamentos, fluxos de detritos, conectividade hidrossedimentológica e produção de sedimentos. Atualmente é professor adjunto da área de Hidrossedimentologia no Departamento de Obras Hidráulicas (DOH) do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS. Além disso, é professor do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (PPGRHSA) da UFRGS.

 

Email: gean.michel@iph.ufrgs.br

Masato Kobiyama

Vice-Coordenador

Nascido em Kitakata, Estado de Fukushima, Japão em 1962. Imigrou ao Brasil em 1991. Graduado em Ciências Especiais – Kyoto Educational University, tem especialização em Controle de Erosão – Kyoto University, é mestre em Ciência Florestal – Tokyo University of Agriculture and Technology e doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Trabalhou em Gana no período de 1985 – 1987 como voluntário no serviço de JOCV/JICA. Como docente, trabalhou na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor titular do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Desastres Naturais (GPDEN) na instituição. Seu interesse profissional é por desastres naturais, balanço hídrico, zona ripária, monitoramento, e bacias-escola.

 

Email: masato.kobiyama@ufrgs.br

Rutineia Tassi

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professora da Fundação Universidade Federal de Rio Grande e atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em hidrologia, atuando especialmente nos seguintes temas: plano diretor de drenagem urbana, gestão de recursos hídricos, geoprocessamento aplicado aos recursos hídricos, terras úmidas, eco-hidrologia, modelagem hidrológica e hidrodinâmica.

 

Email: rutineia@gmail.com

Vladimir Caramori Borges de Souza

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Alagoas e diretor da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Coordenou, entre 2003 e 2011, a Comissão Técnica de Águas Urbanas da ABRHidro, quando organizou os Encontros Nacionais de Águas Urbanas. É professor do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento da UFAL, pesquisando e orientando trabalhos na área de hidrologia do semiárido e em águas urbanas. Sua atuação principal de pesquisa está focada em planejamento e gestão dos sistemas de drenagem, no manejo de águas pluviais urbanas e em análise hidrológica em bacias experimentais.

 

Email: vcaramori@yahoo.com

Eventos

I Encontro Nacional de Desastres (END)
De 25 a 27 de Julho de 2018 – Porto Alegre, no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
https://www.abrh.org.br/iend/