Hidráulica

Nos últimos anos, trabalhos relacionados à Hidráulica e à Mecânica dos Fluidos vêm assumindo cada vez mais importância, notando-se a grande relevância de destacando-se os trabalhos relacionados à simulação de ruptura de barragens, desempenho de obras hidráulicas, transporte de sedimentos, hidrodinâmica, mecânica dos fluidos ambiental, dentre outros. A reativação da comissão pretende incentivar o desenvolvimento de trabalhos nessas áreas, agrupando esforços neste sentido.
A proposta da comissão é reunir pesquisadores das diversas universidades do país, proporcionando oportunidades de colaboração, para evitar a duplicação de esforços e investimentos, bem como a otimização dos resultados obtidos. A integração entres as instituições e setores de diferentes regiões permitirá a troca de experiências, socialização do conhecimento e repasse de novas técnicas de análise e tecnologias. Pretende-se desenvolver essas parcerias e estreitar laços de colaboração e amplificação da força de trabalho cientifico e tecnológico, criando uma rede de laboratórios de pesquisas e instituições aplicadoras do conhecimento.

Coordenação

Aloysio Portugal Maia Saliba

Coordenador

Com carreira desenvolvida nas áreas de mineração e energia, Aloysio ingressou como professor adjunto na UFMG em 2016. Atua nas áreas de Hidráulica e Mecânica dos Fluidos em trabalhos relacionados a ruptura de barragens, transporte de sedimentos, modelagem física e numérica e obras hidráulicas.

 

Email: asaliba@ehr.ufmg.br

Ana Letícia Pilz de Castro

Com carreira desenvolvida nas áreas de hidráulica e Recursos Hídricos, ingressou como professora na UFOP no ano de 2016. Atua nas áreas de Hidráulica e Recursos Hídricos atuando em projetos relacionados a Usinas Hidrelétricas, Bioincrustação em sistemas hidráulicos e navios, Mecânica dos Fluídos e Drenagem Urbana.

José Carlos César Amorim

Graduado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil de Itajubá (1981) e Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (1982), possui especialização em Estudos, Projeto e Construção de PCH pela Universidade Federal de Itajubá (1986), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (1987), e doutorado em Engenharia Hidráulica pelo Institut National Polytechnique de Grenoble – França (1991). Atua nas áreas de Hidráulica, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Transporte Aquaviário.

André Luiz Andrade Simões

Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia desde 2014. Coordenador do Mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento – MAASA, da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia – UFBA (2019-2020). Professor do curso de especialização em segurança de barragens da UFBA. Atua nos temas: hidráulica, mecânica dos fluidos, turbulência, dinâmica dos fluidos computacional, escoamentos bifásicos, cavitação, escoamentos em canais e vertedouros em degraus.

Eudes José Arantes

Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2000), possui mestrado em Engenharia (Hidráulica e Saneamento) pela Universidade de São Paulo (2003), e doutorado em Engenharia (Hidráulica e Saneamento) pela Universidade de São Paulo (2007) . Atua nas áreas de Hidráulica, Recursos Hídricos, Saneamento e Fluidodinâmica Computacional.

Daniela Guzzon Sanagiotto

Engenheira civil, mestre e doutora em recursos hídricos e saneamento ambiental. Atuou como professora adjunta na UFSM no período 2008-2014. Desde 2014 é professora no IPH/UFRGS. Desenvolve atividades nos seguintes temas: hidráulica, mecânica dos fluidos, modelagem física, dinâmica dos fluidos computacional, estruturas hidráulicas, dissipadores de energia, mecanismos de transposição de peixes e estações de recalque.

Apoiadores

Alexandre Silveira UNIFAL
Alexandre Kepler Soares UnB
Aloysio Portugal Maia Saliba UFMG
Carlos Barreira Martinez UNIFEI
Diogo Costa Buarque UFES
Eder Daniel Teixeira UFRGS
Edna Maria de Faria Viana UFMG
Fábio Veríssimo Gonçalves UFMS
Felipe Laffiti Assis Soares – UFMG
Gabrielly Cristhine FURB
Joice Kuritza UFTPR
Jorge Luiz Zegarra Tarqui UFMG
Leonardo Romero Monteiro UDESC
Marcelo Giulian Marques UFRGS
Mariane Kempka UTFPR
Maurício Daí Prá UFRGS
Rafael Pedrollo de Paes UFMT
Rodrigo Cauduro de Paiva UFRGS
Rodrigo Otávio Perea Serrano UFAC

Eventos

Dentre as atividades previstas em seu plano de trabalho, prevê-se a realização de um evento dedicado a Hidráulica e Mecânica dos Fluidos a se realizar em 2022 em Ouro Preto, MG.

Periódicos

Journal of Hydraulic Engineering (https://ascelibrary.org/journal/jhend8)

Journal of Hydraulic Research (https://www.tandfonline.com/toc/tjhr20/current)

Journal of Fluid Mechanics (https://www.cambridge.org/core/journals/journal-of-fluid-mechanics)

Sites interessantes