Hidráulica

Nos últimos anos, trabalhos relacionados à Hidráulica e à Mecânica dos Fluidos vêm assumindo cada vez mais importância, notando-se a grande relevância de destacando-se os trabalhos relacionados à simulação de ruptura de barragens, desempenho de obras hidráulicas, transporte de sedimentos, hidrodinâmica, mecânica dos fluidos ambiental, dentre outros. A reativação da comissão pretende incentivar o desenvolvimento de trabalhos nessas áreas, agrupando esforços neste sentido.
A proposta da comissão é reunir pesquisadores das diversas universidades do país, proporcionando oportunidades de colaboração, para evitar a duplicação de esforços e investimentos, bem como a otimização dos resultados obtidos. A integração entres as instituições e setores de diferentes regiões permitirá a troca de experiências, socialização do conhecimento e repasse de novas técnicas de análise e tecnologias. Pretende-se desenvolver essas parcerias e estreitar laços de colaboração e amplificação da força de trabalho cientifico e tecnológico, criando uma rede de laboratórios de pesquisas e instituições aplicadoras do conhecimento.

Coordenação

Aloysio Portugal Maia Saliba

Professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos – Universidade Federal de Minas Gerais

Com carreira desenvolvida nas áreas de mineração e energia, Aloysio ingressou como professor adjunto na UFMG em 2016. Atua nas áreas de Hidráulica e Mecânica dos Fluidos em trabalhos relacionados a ruptura de barragens, transporte de sedimentos, modelagem física e numérica e obras hidráulicas.

 

Email: asaliba@ehr.ufmg.br

Ana Letícia Pilz de Castro

Professora do Departamento de Engenharia Civil

Universidade Federal de Ouro Preto.

Com carreira desenvolvida nas áreas de hidráulica e Recursos Hídricos, ingressou como professora na UFOP no ano de 2016. Atua nas áreas de Hidráulica e Recursos Hídricos atuando em projetos relacionados a Usinas Hidrelétricas, Bioincrustação em sistemas hidráulicos e navios, Mecânica dos Fluídos e Drenagem Urbana.

 

Email:

JOSÉ CARLOS CESAR AMORIM

Professor Titular do Instituto Militar de Engenharia – IME.

Pesquisador visitante na Florida Atlantic University – FAU, em Boca Raton, FL-EUA.

Graduado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil de Itajubá (1981) e Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (1982), possui especialização em Estudos, Projeto e Construção de PCH pela Universidade Federal de Itajubá (1986), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (1987), e doutorado em Engenharia Hidráulica pelo Institut National Polytechnique de Grenoble – França (1991). Atua nas áreas de Hidráulica, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Transporte Aquaviário.

Email: 

Eventos

Dentre as atividades previstas em seu plano de trabalho, prevê-se a realização de um evento dedicado a Hidráulica e Mecânica dos Fluidos a se realizar em 2022 em Ouro Preto, MG.

Periódicos

Journal of Hydraulic Engineering (https://ascelibrary.org/journal/jhend8)

Journal of Hydraulic Research (https://www.tandfonline.com/toc/tjhr20/current)

Journal of Fluid Mechanics (https://www.cambridge.org/core/journals/journal-of-fluid-mechanics)

Sites interessantes