Publicação Técnica e Científica Estratégia Integrada RBRH-REGA

PUBLICAÇÃO TÉCNICA E CIENTÍFICA DA ABRHidro

Estratégia Integrada RBRH-REGA

Prezada(o)s Associada(o)s e autores,

 

Nos últimos anos, a ABRHidro vem trabalhando intensamente para desenvolver estratégias que garantam reconhecimento e importância de suas duas revistas (RBRH e REGA) no cenário técnico e científico nacional e internacional, atendendo aos requisitos estabelecidos por regras de Indexação, Internacionalização e publicação de acesso livre independente (open source).

 

Com os desafios da internacionalização, a diretoria da ABRHidro, em conjunto com editores chefe, comunica:

  1. Fortalecimento do escopo das revistas, orientando as escolhas para submissão de manuscritos, de modo a garantir contribuições científicas de alto nível de interesse nacional e internacional, a serem publicados em Inglês, na RBRH e, de caráter técnico e científico, em âmbito nacional e América Latina, de aprendizado em estudo de caso e com foco em estratégias de gestão de recursos hídricos, na REGA;
  2. Alteração das regras de submissão de artigos a partir de 01/10/2018, com a isenção de taxa de submissão para ambas as revistas.
  3. RBRH, embora tenha apoio financeiro do CNPq, ainda necessita de suporte financeiro da ABRHidro, para garantir todas as despesas de publicação (Editoração Final, XML, DOI, sistema computacional de identificação de plágio). Mesmo com este apoio, ainda faz-se necessário o pagamento de publicação para manter o equilíbrio financeiro da revista. A taxa de submissão será substituída pela taxa de produção, cobrada apenas se o manuscrito for aceito.
  4. Diante do contexto da internacionalização, a ABRHidro está aperfeiçoando estratégia de comunicação em mídias digitais de maneira a promover a contribuição técnica e científica utilizando o site próprio das revistas.
  5. Necessidade de cadastramento dos autores no sistema ORCID, cuja identificação será necessária para a submissão dos manuscritos, a partir de 01/01/2019.
  6. A partir de 01/01/2019, os manuscritos submetidos à RBRH deverão ser redigidos em Inglês para atendimento às condições e critérios de internacionalização estabelecidos pelo SciELO.
  7. Novas normas de submissão de artigos serão apresentadas até o final de 2018 no site das revistas.
  8. Finalmente, os corpos editoriais da RBRH e da REGA têm desenvolvido ações consistentes para garantir os padrões de ética e de revisão necessárias para a consolidação científica e sua inserção internacional.

 

Atenciosamente

 

Adilson Pinheiro   Edson C. Wendland           Cristovão V. S. Fernandes    Fábio V. Gonçalves

Presidente             Diretor de Publicações            Editor Chefe RBRH         Editor Chefe REGA