Comissões Técnicas
A ABRHidro dedica-se ao avanço da pesquisa científica e do apoio ao ensino técnico e universitário nas diversas temáticas relacionadas à água. Para tanto, a entidade mantém Comissões Técnicas e Científicas com o objetivo de reunir profissionais, pesquisadores e estudantes em torno de um interesse específico e relevante dos Recursos Hídricos.
De acordo com o Estatuto da ABRHidro, os seus associados individuais têm direito de participar das Comissões Técnicas e Científicas, que são criadas pela diretoria da Associação Brasileira de Recursos Hídricos e coordenadas e acompanhadas pela Diretoria de Comissões Técnicas e Científicas.
Ao longo dos anos, os associados se congregaram em quinze Comissões Técnicas e Científicas: Águas Urbanas, Amazônia, Desastres, Energia, Engenharia Costeira, Engenharia de Sedimentos e Hidrometria, Ensino, Hidrologia Estatística, Hidrologia Subterrânea, Hidráulica, Irrigação, Jovem, Mecânica dos Fluidos Ambiental e Limnologia, Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos e Segurança de Barragens. Essas comissões organizam simpósios, cursos, palestras e publicações a fim de encontrar consenso na solução de questões relacionadas à água.
Para o funcionamento ativo de cada Comissão, incentiva-se a troca de conhecimentos e informações, a organização de Seminários, Hidrotalks, Água em Pauta, a organização de eventos técnico-científicos (preferencialmente unindo mais de uma Comissão), a publicação técnico-científica a cada dois anos (e.g. livro ou edição especial de revista ou anais de evento ou um artigo científico de revisão de consenso ou avanços da comunidade); a apresentação de plano de trabalho a cada dois anos; a apresentação de relato de atividades durante a Assembleia Geral no Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos; o desenvolvimento de uma atividade durante o SBRH (e.g. sessão técnica, mesa redonda, curso); a participação de membros de diferentes instituições, setores e regiões e a renovação de liderança a cada dois anos.
A criação de uma nova Comissão Técnica e Científica e a manutenção das atuais deve ser proposta através de plano bianual de trabalho, a ser apresentado à Diretoria de Comissões Técnicas e Científicas, conforme modelo anexo.
Reuniões Coordenação Comissões Técnicas
Diretor de Comissões Técnicas e Científicas
José Gilberto Dalfré Filho
Contato: dalfre.diretoria@abrhidro.org.br
As Comissões Técnicas da ABRHidro estão agora no APP ABRHidro !
As Comissões Técnicas da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRhidro) são compostas por associados que reunem profissionais e pesquisadores em torno de um interesse específico, em temáticas relevantes da área de Recursos Hídricos.
Essas comissões organizam simpósios, cursos, palestras e publicações a fim de encontrar consenso na solução de questões significativas.
Nossa intenção é democratizar o acesso por todos, ampliar a participação de quem se interessa pelas temáticas abordadas e maximizar a troca de conhecimentos e informações em relação aos assuntos das Comissões Técnicas da ABRhidro, por isso criamos agora canais do Telegram.
A plataforma foi escolhida justamente por permitir grande número de participantes e registro de todas as mensagens do grupo para que os novos participantes possam acessar.
Porém, para que os grupos funcionem algumas regras precisam ser obedecidas.
-
Nos grupos devem ser tratados apenas assuntos relacionados ao tema
-
Reuniremos pessoas de todas as partes do Brasil, assim as postagens devem ser feitas apenas em Português
-
Evitar áudio, privilegie mensagens escritas
-
Não serão toleradas manifestações ofensivas e preconceituosas. Os moderadores terão autonomia para excluir membros do grupo
-
Não é permitido postar mensagens com conteúdo de brincadeiras, piadas, racismo, pornografia, correntes, ou ativismo político
-
Tente passar suas ideias de forma concisa
-
Seja propositivo, não faça críticas desnecessárias
-
Antes de compartilhar alguma notícia, confirme a sua veracidade para evitar fake news
-
Não serão aceitas propagandas de empresas, produtos ou serviços
-
Ninguém está obrigado a permanecer no grupo
-
Caso se sinta ofendido, notificar ao administrador do grupo, que avaliará e tomará as medidas necessárias