Diretoria
Biênio 2024/2025
A Diretoria da ABRHidro é constituída por um presidente, um vice-presidente e quatro diretores escolhidos por eleição na Assembleia de associados durante o Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.
O mandato é de dois anos, iniciando sempre no primeiro dia do ano (conferir). Além da diretoria, existe um conselho fiscal de três membros e três suplentes. Adicionalmente existe um conselho consultivo permanente, constituído pelos ex-presidentes.
Presidente
ALEXANDRE KEPLER SOARES
Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000). Mestrado e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP (2003 e 2007), e pós-doutorado no Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP) e no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Portugal. Tem experiência nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de distribuição de água, perdas em redes de distribuição de água, transitórios hidráulicos e modelos para otimização aplicados a problemas de planejamento de recursos hídricos. É professor associado da Universidade de Brasília, onde ministra aulas para os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos.
Vice-presidente
TALITA FERNANDA DAS GRAÇAS SILVA
Engenheira Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Mestre em Sistemas Aquáticos e Gestão da Água pela Ecole Nationale des Ponts et Chaussées (2010) e doutorado em co-tutela na Universidade Federal de Minas Gerais e na Ecole des Ponts ParisTech/Université Paris-Est Marne la Vallée (França). Atualmente é professora adjunta no Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos da UFMG, além de compor o quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CAPES 7). Tem experiência na área de Engenharia Ambiental e Engenharia de Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrologia urbana, manejo de águas pluviais em áreas urbanas e rurais, monitoramento e modelagem de bacias hidrográficas urbanas, instrumentos de gestão de recursos hídricos, modelagem de ecossistemas aquáticos, monitoramento e modelagem ecológica de lagos e reservatórios.
Diretora de Eventos
FRANCIELE ZANANDREA
Engenheira Ambiental, mestrado e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Desenvolve pesquisas na área de Recursos Hídricos, principalmente nos seguintes temas: hidrologia, hidrossedimentologia, conectividade, desastres naturais, hidrogeomorfologia, instrumentos de gestão de recursos hídricos e drenagem urbana. Atuou como analista ambiental na elaboração de diversos estudos ambientais. Participa dos grupos de pesquisas: GPDEN- Grupo de Pesquisas em Desastres Naturais e NESH- Núcleo de Estudos em Segurança Hídrica da UFRGS. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense, participando do Laboratório de Monitoramento e Modelagem de Sistemas Climáticos (LAMMOC). Atual presidente do Encontro Nacional de Desastres da ABRHidro e participa da coordenação da Comissão Técnica de Desastres da ABRHidro.
Diretora de Representações
ADELENA GONÇALVES MAIA
Engenheira Civil pela Universidade Federal da Bahia (1999) e mestre e doutora em Engenharia Civil com ênfase em Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2000/2006), sob a orientação do Professor Swami Marcondes Villela. No período de 2018-2019, realizou pós-doutorado na School of Civil Engineering - University of Leeds (Inglaterra). Atuou como professora adjunta na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), onde foi vice chefe do Departamento de Engenharia Ambiental. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lotada no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, onde atuou como vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental. Leciona disciplinas nos cursos de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e atua como revisora de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Gestão de Recursos Hídricos, atuando principalmente em: hidrologia do semiárido, seca hidrológica, operação integrada de reservatórios e aproveitamento de água de chuva. Fez parte do Conselho Fiscal da ABRHidro (2022-2023), como suplente, e é membro do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pitimbu (RN).
Diretor de Comissões Técnicas e Ciêntíficas
JOSÉ GILBERTO DALFRÉ FILHO
Professor associado da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp. Atua nos cursos de graduação em Engenharia Civil e em Arquitetura e Urbanismo e no curso de pós-graduação stricto sensu em Engenharia Civil, na área de concentração de Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais. Mantém parcerias com o CTH/DAEE/USP (Brasil), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Univesridade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Politecnico di Milano (Itália), Institute for Water Education -IHE-UNESCO (The Netherlands), EPF (França), EIVP (França), ESTP (França), CESI (França). É membro da IAHR (International Association for Hydro-Environment Engineering and Research) e da ABRHidro (Associação Brasileira de Recursos Hídricos). É presidente do Comitê Regional da IAHR- divisão Latinoamericana. Também é membro do HIDS (Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável) na Componente físico-espacial (Unicamp) e do CEUCI-Unicamp (Centro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e a Inovação). Coordenador da Câmara Técnica de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Unicamp e representante suplente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos pela Unicamp. Possui graduação em Engenharia Civil pela Unicamp (1998), mestrado (2002), doutorado (2005) e livre docência (2021) em Engenharia Civil pela Unicamp. Realizou pós-doutorado na University of Toronto, School of Applied Sciences and Engineering (2007) e no Politecnico di Milano, Dipartimento di Ingegneria Civile e Ambientale (2017). Atuou e atua em diversas funções na Unicamp e na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp. Atualmente é Coordenador associado do curso de graduação em Engenharia civil. Foi Chefe do Departamento de Recursos Hídricos (2009-2012) e Vice Chefe (2008 e 2019-2020), além de representante da área de pós-graduação em Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais por vários anos. Seus temas de interesse em ensino e pesquisa são Mecânica dos Fluidos, Hidráulica e Recursos Hídricos, principalmente em tópicos de estruturas e equipamentos hidráulicos e sistemas de abastecimento de água.
Diretora de Publicações
RUTINEIA TASSI
Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vinculada ao Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental desde 2009, e foi professora por 4 anos e meio na Fundação Universidade Federal de Rio Grande (FURG). É formada em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e possui mestrado e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH-UFRGS), tendo trabalhado também para a iniciativa privada. Ao longo da carreira vem trabalhando com pesquisas relacionadas às águas pluviais, incluindo sistemas de drenagem pluvial, uso de técnicas compensatórias, soluções baseadas na natureza e infraestrutura verde (telhados verdes, biorretenções, reservatórios, pavimentos permeáveis, etc), planos diretores de drenagem pluvial, modelagem hidrológica e hidrodinâmica, além de monitoramento. Tem experiência em geoprocessamento, gestão de recursos hídricos, ecohidrologia, terras úmidas (wetlands), É professora docente permanente do Pós-graduação em Engenharia Civil (PPGEC) e Pós-graduação em Engenharia Ambiental (PPGEAmb) na UFSM, orientando nos níveis de mestrado e doutorado. Foi coordenadora do PPGEC, participou de Núcleo Docente Estruturante de Curso, além de diferentes órgãos colegiados da UFSM.
Conselho Fiscal - Membro Titular
CRISTÓVÃO VICENTE SCAPULATEMPO FERNANDES
Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Paraná (1984). Mestre em Engenharia Hidráulica formado no Programa de Mestrado em Engenharia Hidráulica na Universidade Federal do Paraná (1990) sob a orientação dos Professores Nelson Luiz de Sousa Pinto e Heinz Dieter Fill. Ph.D pelo Civil and Environmental Engineering Program da University of Toronto (Canadá – 2001), programa de Engenharia Ambiental, sob a orientação do Prof. Bryan William Karney. Professor Titular do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Universidade Federal do Paraná. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (PPGERHA) no perídodo de 2004-2007 e 2016-2020. Foi Editor-Chefe da Revista Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) no período 2018-2019. Tem experiência nas áreas de Hidrologia, Hidráulica e Engenharia Sanitária, com ênfase em Qualidade da Água em rios, reservatórios e rede de distribuição de água, gestão de recursos hídricos, mecanismos de poluição difusa, calibração de modelos matemáticos e estratégias para monitoramento ambiental de qualidade da água. Em fevereiro de 2011 concluiu estágio de pesquisa de Pós-Doutorado na Colorado State University sob a supervisão do Prof. Darrel Fontane. Foi Coordenador da Comissão de Ciências Ambientais do CNPq no perídodo 2016-2019.
Conselho Fiscal - Membro Titular
SUZANA MARIA GICO LIMA MONTENEGRO
Engenheira Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1985), mestrado em Engenharia Civil-Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (1989), PhD em Civil Engineering - University of Newcastle Upon Tyne (1997). Realizou Pós-Doutorado no Centre for Ecology and Hydrology- Wallingford (2008) e estágio sênior (ESN) no Laboratoire dEcologie des Hydrosystèmes Naturels et Anthropisés (LEHNA), Université Claude Bernard Lyon 1, França (2015) e na TECHNISCHE UNIVERSITÄT DRESDEN, Alemanha (2018). É professora da UFPE desde 1990, lecionando disciplinas nos cursos de Graduação em Engenharia Civil e Engenharia Cartográfica. Atualmente é Professora Titular, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UFPE (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós- Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Mestrado e Doutorado). Também é membro da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, e da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Recursos Hídricos e Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: semi- árido, salinidade, aluvião, águas subterrâneas e variabilidade espacial, modelagem hidrológica distribuída e mudanças climáticas, drenagem urbana. Participou de Câmara de Engenharias da FACEPE (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco) (2000-2002 e 2010-2013), foi membro do CA- Ciências Ambientais do CNPq (2012-2014). Foi Diretora de Regulação e Monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) (2010-2011). Foi Membro do Conselho Superior da FACEPE, Diretora de Representações Regionais da ABRHidro (2017-2018) e Coordenadora pela UFPE do Mestrado Profissional em Rede em Gestão de Recursos Hídricos (ProfÁgua) (2016-2019). Atualmente, é Diretora Presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), membro da Academia Pernambucana de Engenharia e da Academia Pernambucana de Ciências, além de vice-presidente da ABRHidro (gestão 2022-2023).
Conselho Fiscal - Membro Suplente
JAMIL ALEXANDRE AYACH ANACHE
Atua nas áreas de Engenharias I e Ciências Ambientais, com ênfase em Hidrologia e Recursos Hídricos. Atualmente, é Professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos (Universidade de São Paulo, EESC-USP). Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: hidrologia experimental, ecohidrologia, águas subterrâneas, erosão do solo e modelagem computacional em recursos hídricos.
Conselho Fiscal - Membro Suplente
JOÃO RICARDO RAISER
Graduado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior, pela União Educacional de Brasilia-UNEB (2000) e Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pelo Mestrado Profissional em Rede Nacional de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos – PROFÁGUA, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Campus Ilha Solteira (2019). Servidor do Estado de Goiás, no cargo de Gestor Governamental – área de Fiscalização, Controle e Regulação (2002), lotado na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD). Atuou durante 14 anos como Gerente das áreas de recursos hídricos responsáveis pelo planejamento, implementação e funcionamento do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos, seus componentes e instrumentos, bem como na articulação com os componentes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH). Representou Goiás em Câmaras Técnicas do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, no Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), no Fórum Nacional de Órgãos Gestores de Águas (FNOGA), no Plenário e Câmaras Técnicas de Comitês de Bacias Hidrográficas de rios sob domínio do Estado e da União (CBH Paranaíba e CBH São Francisco). Membro e Secretário Executivo dos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente (CEMAm) e de Recursos Hídricos (CERHi). Autor de artigos, textos e reflexões relacionados à gestão de Recursos Hídricos e de Meio Ambiente, realiza palestras e atividades de capacitação voltadas para a gestão dos recursos hídricos. Atualmente é Gerente de Instrumentos Econômicos e Apoio aos Colegiados da Superintendência de Recursos Hídricos e Informações Ambientais da SEMAD-GO e Presidente do CBH Paranaíba.
Conselho Fiscal - Membro Suplente
PAULO RÓGENES MONTEIRO PONTES
Engenheiro Civil (UFAL), mestre e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH/UFRGS). Atualmente é pesquisador adjunto do Instituto Tecnológico Vale – Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS), atuando no grupo de pesquisa Geologia Ambiental e Recursos Hídricos. Desenvolve projetos nas áreas de hidrologia, modelagem hidrológica, mudanças climáticas e da paisagem, geoprocessamento e sensoriamento remoto, tendo como escopo geográfico a Amazônia (bacia hidrográfica e Legal) e bacias do sudeste do Brasil (Paraopeba e Velhas). Também é professor do Mestrado Profissional em Uso Sustentável dos Recursos Naturais em Regiões Tropicais. Foi professor da Universidade do Vale do Sinos (Unisinos) e atuou em diversos planos de bacias hidrográficas no Brasil, assim como em projetos de pesquisa e desenvolvimento para o setor hidrelétrico.