Diretorias anteriores
Biênio 2012/2013
Presidente
LUIZ GABRIEL TODT DE AZEVEDO
Luiz Gabriel Azevedo é Engenheiro civil pela UFBA, com mestrado (M.Sc.) e doutorado (PhD) em Engenharia (Hidrologia e Gerenciamento de Recursos Hídricos) pela Colorado State University, USA. Trabalhou no Banco Mundial entre 1993 e 2007 onde liderou programas de recursos hídricos, meio ambiente, desenvolvimento rural e saneamento na América Latina (México, Peru, Argentina, Uruguai, etc.), com ênfase no Brasil onde coordenou o trabalho do Banco em recursos hídricos, tendo sido responsável por diversos projetos estaduais (PROGERIRH no Ceará, PGRH na Bahia, dentre outros) além de vários projetos nacionais como o PROÁGUA Semi-Árido, Aquífero Guarani, dentre outros. Por cinco anos liderou o programa do Banco Mundial para o Brasil nas áreas de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Nesta função coordenou a implantação de programas como o PPG7 (Programa Piloto para Proteção das Floretas Tropicais) além dos Projetos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). Ainda no Banco Mundial, trabalhou na África em programas de abastecimento de água para comunidades urbanas e rurais me Moçambique e na Europa e Ásia Central, como especialista líder em recursos hídricos, responsável por projetos de recursos hídricos, meio ambiente e saneamento em países como Rússia, Hungria, Romênia e Bielorússia. Foi Vice-Presidente do WWF Internacional para América Latina, tendo coordenado a formulação de diversos projetos e parcerias de conservação regional. Em 2008 veio para a Construtora Norberto Odebrecht, tendo atuado na área corporativa em temas relacionados com meio ambiente, recursos hídricos, mudanças climáticas e sustentabilidade. Foi diretor de sustentabilidade da Odebrecht Energia. Atualmente é o Diretor de Sustentabilidade da Construtora Norberto Odebrecht, apoiando a implantação de projetos no Brasil e em cerca de 20 países. Gabriel foi Diretor da International Water Resources Association (IWRA), Diretor, Vice Presidente e Presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), é membro do Conselho Deliberativo do FUNBIO (Fundo Brasileiro de Biodiversidade), é o representante da Odebrecht junto a International Hydropower Association (IHA) e ao World Water Council (WWC) e é membro do Comitê Brasileiro de Grandes Barragens. Ao longo de mais de 25 anos de experiência profissional produziu diversos artigos técnicos, artigos para periódicos e revistas, coordenou a produção de livros e escreveu diversos capítulos para diferentes publicações.
Vice-Presidente
JUSSARA CABRAL CRUZ
Jussara Cabral Cruz é Eng Civil pela UFRGS (1982), mestre em Eng Civil pela UFRJ (1987) e doutora em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS (2001). Professora Titular aposentada pela UFSM. Atual Conselheira da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), já foi Diretora, Vice-Presidente, Presidente (2014-2015) e Representante Regional pelo Rio Grande do Sul . Presidente da Fundação Mo'a - Estudos e Pesquisas para a Proteção e Desenvolvimento Ambiental (2010-2012). Membro do Conselho Mundial da Água (2012-2015). Conselheira do CNRH/MMA (2016-2018), Presidente da CTPNRH/CNRH (2016), Membro CTSB/CNRH (2020-21) e membro do CMCH/MCTI(2014-18). Revisora das Revistas RBRH e REGA. Foi avaliadora de cursos pelo INEP (2007 -18). Parecerista CNPq, FINEP, CAPES, FAPEMIG. Publica em periódicos especializados e tem 1 livro publicado: "Seleção Ambiental de Barragens - 2aed". Orienta Doutorado, mestrado, iniciação científica e TCCs nas áreas de engenharia civil, engenharia sanitária, eng. florestal, planejamento urbano e regional e geociências. Participa desde 1992 em vários projetos de pesquisa para CNPq, FINEP, SEMA/RS, FAPERGS, entre outros. Atua na área de Recursos Hídricos com ênfase nos processos e métodos para implementação dos instrumentos de gestão, monitoramento hidrológico, modelagem hidrológica, disponibilidade hídrica, fragilidades ambientais para licenciamento ambiental e outorga, meio ambiente. Tem experiência em coordenação de projetos de irrigação, barragens, canais, diques, redes pressurizadas.
Diretoria de Publicações
ARISVALDO VIEIRA MELLO JúNIOR
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1989), e em Engenharia Sanitária e Ambiental pelo Centro Universitário das Faculdades metropolitanas Unidas (2018), mestrado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), doutorado e pós-doutorado em Engenharia de Recursos Hídricos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1996 e 2000). Foi Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe (2006-2010) e atualmente é Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Recursos Hídricos e Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem hidrológica, sistema de suporte a decisão, gestão e planejamento de recursos hídricos, manejo de bacias hidrográficas, alocação de água, qualidade da água e análise de sistemas de recursos hídricos.
Diretoria de Eventos
VLADIMIR CARAMORI BORGES DE SOUZA
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e pós-doutorado pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP (2013). Na Associação Brasileira de Recursos Hídricos foi Presidente no biênio 2016-2017, Vice-Presidente no biênio 2014-2015, Diretor de Eventos no biênio 2012-2013 e coordenou, entre 2003 e 2011, a Comissão Técnica de Águas Urbanas, quando organizou os Encontros Nacionais de Águas Urbanas. Foi Professor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no período 2002-2004. Desde 2004, é Professor Titular na Universidade Federal de Alagoas, atuando nos cursos de graduação em Engenharia Civil em Engenharia Ambiental e Sanitária. É professor do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento da UFAL, pesquisando e orientando, principalmente, trabalhos em hidrologia urbana. A atuação principal de pesquisa está focada em planejamento e gestão dos sistemas de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas e em análise hidrológica em bacias experimentais urbanas. É coordenador adjunto para programas acadêmicos da área de Engenharias I da CAPES (2019-2022).
Diretoria de Comissões Técnicas
RAFAEL KELMAN
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestre em Recursos Hídricos pela COPPE/UFRJ (1999) e doutor em Engenharia de Sistemas pela COPPE/UFRJ (2009). Seus temas de interesse incluem planejamento energético, otimização, energias renováveis, hidrologia, economia e finanças. É diretor da PSR, onde está ingressou em 1997. Gerencia projetos de pesquisa & desenvolvimento, sistemas computacionais e estudos de consultoria nas áreas de energia e recursos hídricos para clientes no Brasil e no exterior.
Diretoria de Representações Regionais
DIRCEU SILVEIRA REIS JUNIOR
Possui graduação em Engenharia Civil com ênfase em Obras Hidráulicas e Saneamento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Engenharia Civil, na área de recursos hídricos, pela COPPE/UFRJ (1998), e doutorado em Sistemas Ambientais e de Recursos Hídricos pelo Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Cornell (2005), EUA, com "minors" em Mecânica dos Fluidos Ambiental & Hidrologia e em Economia de Recursos Naturais. Atualmente é Professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB). Já atuou como engenheiro na antiga SERLA, hoje parte do INEA, consultor de obras de drenagem para o IICA, especialista em recursos hídricos para o PNUD, pesquisador da FUNCEME, Professor Colaborador do Mestrado em Ciências Físicas Aplicadas da Universidade Estadual do Ceará e Professor voluntário de Hidrologia do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará. Interesses em pesquisa incluem: otimização/simulação de sistemas de recursos hídricos, modelagem hidrológica, uso de informação de tempo/clima em recursos hídricos, regionalização hidrológica e modelos estatísticos aplicados a questões de recursos hídricos. Blog: https://climateandwaterresources.wordpress.com
Conselho Fiscal – Membro efetivo
RUBEM LA LAINA PORTO
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo(1966), mestrado em Engenharia Hidráulica e Sanitária pela Universidade de São Paulo(1976), doutorado em Engenharia Hidráulica e Sanitária Sp Capital pela Universidade de São Paulo(1985), pós-doutorado pelo Colorado State University System(1989) e pós-doutorado pelo Colorado State University System(1995). Atualmente é Professor Dr. da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Hidráulica. Atuando principalmente nos seguintes temas:Hidrologia-simulação, Chuvas-vazão.
Conselho Fiscal – Membro efetivo
INGRID ILLICH MULLER
É Engenheira Civil com mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é gerente do departamento de recursos ambientais do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento - lactec. Publicou diversos artigos em periódicos especializados e anais de eventos. Atua na área de recursos hídricos e meio ambiente, com ênfase nas linhas de pesquisa: gestão de recursos hídricos, informações hidrometeorológicas; modelagem matemática em hidrologia, hidráulica e recursos hídricos; drenagem e enchentes urbanas; hidrologia estatística e estocástica
Conselho Fiscal – Membro efetivo
ANDRÉ LUIZ LOPES DA SILVEIRA
Professor Titular da UFRGS, Coordenador (2016-2020) e Membro atual da CPG do Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA Pólo UFRGS-IPH), Diretor do IPH/UFRGS 2008-2016. Coordenador do Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Sanemento Ambiental do IPH/UFRGS de 2005-2008. Graduado em Engenharia Civil pela UFRGS (1980), Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo IPH/UFRGS (1986), diplomado pelo D. E. A National D'Hydrologie (1993) e Doutor em Sciences de L'Eau dans L'Environnement Continental - Université de Montpellier II, França (1996). Professor orientador do PROFÁGUA/UFRGS e do PROPUR/Fac Arquitetura-UFRGS. Professor de Hidrologia (IPH) e de Ambiente Hídrico Urbano (PROPUR). Experiência profissional e acadêmica (ensino, pesquisa e extensão) em hidrologia urbana (águas urbanas), hidrologia geral e infraestrutura urbana verde-azul.
Conselho Fiscal – Membro suplente
JEFFERSON NASCIMENTO DE OLIVEIRA
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (1988), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2002), tendo realizado doutorado sanduíche na Stanford University (2000). Livre docente pela UNESP, Campus de Ilha Solteira (2019). Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Ilha Solteira de 2013 a 2017. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: águas subterrâneas, gerenciamento de recursos hídricos, drenagem urbana. Foi presidente da Câmara Técnica de Ciência e Tecnologia - CTCT, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos- CNRH, por três mandatos consecutivos. Foi representante da UNESP na Comissão Técnica das Universidades Públicas (estaduais e federais) do Estado de São Paulo, desde fevereiro de 2015. Conselheiro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos - CNRH, representando as Instituições de Ensino, junto as Organizações Técnicas de Ensino e Pesquisa - OTEP, eleito para os mandato 2015-2018, 2018-2021, tendo sido foi Presidente da Comissão de Ética do CNRH. Atualmente representa a UNESP, como Conselheiro do CNRH, num mandato de 2019 a 2023. Atualmente coordena a Câmara Técnica de Educação, Informação, Ciência e Tecnologia do CNRH. Desde 2016 é o Coordenador Geral do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - ProfÁgua, programa este que congrega 14 Universidades Públicas, distribuídas nas 5 regiões do Brasil, tendo formado mais de 380 mestres em todo o território nacional. Ocupa a Vice-presidência do Comitê de Bacia do Rio São José dos Dourados - SP.
Conselho Fiscal – Membro suplente
CARLOS DE OLIVEIRA GALVÃO
Professor Titular da Universidade Federal de Campina Grande, onde é docente desde 1993, é Engenheiro Civil (1984) e Mestre (1990) em Engenharia Civil/Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Paraíba/Campina Grande e Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Tem atuação principal em hidrologia do semiárido, hidrometeorologia e gestão de recursos hídricos.
Conselho Fiscal – Membro suplente
ALEXANDRE AUGUSTO MOREIRA SANTOS
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1977); Especialista em Saneamento pelo DERSA / UFMG (1977); Especialista em Engenharia Sanitária pelo DERSA / UFMG (1978); Especialista em Matemática - UNIR (1983); Aperfeiçoamento em Metodologia do Ensino Superior- UNIR (1984); Mestre em Ecologia pela Universidade de Brasília - UNB (1995) ; Doutor em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de Brasília - UNB (2010) , com ênfase nos temas: recursos hídricos, meio ambiente e energia. Atuou nos seguintes órgãos públicos e estatais: Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD, Secretaria do Meio Ambiente de Rondônia - SEMARO, Câmara dos Deputados, Ministério do Meio Ambiente / IBAMA, Agência Nacional de Águas - ANA e na Escola Federal de Engenharia de Itajubá - EFEI. Professor da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI, lotado no Instituto de Recursos Naturais-IRN, com atuação nos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Hídrica, onde foi coordenador. Membro dos Comitês: Bacia do Rio Sapucaí-GD5 / MG e do Entorno do Lago de Furnas-GD3 / MG, foi presidente do Comitê Interestadual da Bacia do Rio Grande -CBH GRANDE. Prefeito eleito em 2016 no município de Itamonte, Minas Gerais para o período de 2017-2020.