Edital de Seleção – Bolsa de PÓS DOUTORADO (PPGERHA/UFPR)

Edital de Seleção – Bolsa de PÓS DOUTORADO (PPGERHA/UFPR)

Edital 03/2020 – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental
(PPGERHA/UFPR)

Esta chamada tem o objetivo de selecionar candidatos para atividade de pós-doutorado no PPGERHA (Programa de Pós Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental) os quais poderão concorrer a 1 (uma) bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado/Capes (PNPD/Capes), se a cota for disponibilizada pela CAPES, via Prppg ao PPGERHA. As normativas da bolsa e do bolsista podem ser encontradas no sítio eletrônico:
http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/pnpd-capes e as normativas da UFPR na resolução 16-18-CEPE (http://www.soc.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2018/03/cepe1618-assinado-revoga-8004-cepe.pdf).
O estágio pós-doutoral prevê entre seus objetivos:

CAPES:
I – promover a realização de estudos de alto nível;
II – reforçar os grupos de pesquisa nacionais com competência distinta;
III – renovar os quadros dos Programas de Pós-Graduação (PPG) nas instituições de ensino superior e de pesquisa;
IV – promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Programas de PósGraduação no país.

UFPR:
I – consolidar áreas de concentração do programa
II – contribuir para a expansão do conhecimento, o progresso da ciência e a inovação tecnológica
III – qualificar a UFPR como centro nacional e internacional irradiador de ciência e tecnologia e de formação de pesquisador
IV – possibilitar ao pesquisador condições para a consolidação e atualização de seus conhecimentos e/ou a reorientação da sua linha de pesquisa
As solicitações serão avaliadas por comissão formada por 3 professores do PPGERHA que julgarão a candidatura em função do mérito científico do candidato, bem como da pertinência de sua execução no grupo escolhido, proposta de pesquisa apresentada, proposta de atividades e inserção dentro do PPGERHA, sendo classificadas em comparação com as demais solicitações.
O período de vigência do estágio pós-doutoral será de 12 meses. O Colegiado do PPGERHA se reserva no direito de cancelar a bolsa em caso de desempenho insuficiente e/ou não cumprimento das atividades propostas.

Somente serão aceitos candidatos com propostas de trabalho em dedicação exclusiva (40 horas semanais) e sem vínculos empregatícios (ou em licença) que terão a residência permanente em Curitiba durante a vigência da bolsa.
Para o processo de avaliação o candidato deverá fazer inscrição na pagina:
https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?sequencial=2015, do dia 20/05/2020 até as 23:59h do dia 09/06/2020 os seguintes documentos:
1) Diploma de doutorado (ou declaração de que o diploma se encontra em fase de expedição, tendo cumprido todos os requisitos exigidos para obtenção do grau)
2) Cópia dos documentos: CPF, RG
3) Curriculum vitae modelo Lattes e comprovantes dos artigos
4) Declaração de proficiência em inglês (em acordo do edital relacionado,
http://www.prppg.ufpr.br/ppgerha/wp-content/uploads/2015/02/normalingua_estrangeira.pdf)

5) Carta de intenções do candidato (PLANO DE TRABALHO CONFORME O EDITAL no formulário SIGA), contendo:
a) resumo da trajetória acadêmica;
b) resumo de proposta de trabalho;
c) inserção no PPGERHA, explicitando sua interação no grupo de pesquisa pretendido, em termos de envolvimento com professores, alunos de mestrado, doutorado e iniciação científica;
d) possíveis colaborações com outros professores do programa e também com outros programas de pós graduação;
e) inserção didática no PPGERHA, explicitando sua interação como monitor de uma disciplina
obrigatória do programa, bem como docente assistente de uma outra disciplina
Obs.: A carta deverá ser assinada pelo candidato e pelo supervisor. O supervisor deverá ser docente do PPGERHA, atendendo as exigências da resolução 16-18-CEPE .

6) Projeto de Pesquisa (obrigatoriamente escrito em inglês), contendo:
a) Proposta de trabalho
b) Cronograma
c) Atividades
d) Proposta de no mínimo um artigo cientifico em periódico internacional (título preliminar, descrição curta da originalidade, periódico)
A pontuação é definida em uma escala de 0 a 10 e será baseada na análise dos itens com respectivos pesos:
• CV Lattes – peso 2,0
• Projeto de Pesquisa e Carta de intenções do candidato – 3,0
• Entrevista (portugues / inglês) – 1,0

Na análise do CV Lattes serão computadas apenas as publicações de 2015 até a data final de submissão deste edital e apenas as publicações relacionadas ao tema proposto. A pontuação obtida na análise do CV Lattes será dada pela nota 7,0 somada a nota normalizada (pela maior pontuação) da produção qualificada (PQ) entre os candidatos seguindo os seguintes critérios de pontuação:
PQ1 = {Periódicos [(1 x A1) + (0,85 x A2) + (0,7 x B1) + (0,50 x B2) + (0,20 x B3) + (0,1 x B4) + (0,05 x B5)]}
PQ2 = {quantidade de artigos em anais + livros e capítulos [2 x (livro internacional) + 1 x (livro nacional) + 0,2 x (capítulo de livro internacional) + 0,1 x (capítulo de livro nacional)]}
PQ = 0,8 x PQ1 + 0,2 x PQ2
A classificação dos periódicos A1, A2, B1, B2, B3, B4 e B5 é válida para a área de Engenharias I da Capes. Para revistas que não possuem indexação na Capes ou na área de Engenharias I, a comissão definirá o enquadramento. A pontuação estabelecida nas expressões PQ1 e PQ2 será válida para as publicações nas quais o candidato é o primeiro autor. Nas publicações em que o candidato não é primeiro autor a pontuação será fracionada pelo número de co-autores.
As entrevistas serão agendadas e comunicadas pelo e-mail informado pelo candidato e serão realizada de forma remota nos dias 10 e/ou 11 de junho de 2020.

Prof. Dr. Cristovão Fernandes
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental
(PPGERHA/UFPR)
Curitiba, 18 de maio de 2020.