INSCRIÇÕES ABERTAS PARA MESTRADO E DOUTORADO NAS ÁREAS DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA DO CTC/PUC-RIO

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA MESTRADO E DOUTORADO NAS ÁREAS DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA DO CTC/PUC-RIO

CTC/PUC-Rio abre inscrições para mestrado e doutorado no segundo semestre de 2021 em dez programas de pós-graduação

 

Segundo avaliação CAPES 2013-2016, programas estão entre os mais conceituados do Brasil na área de Exatas. Inscrições são gratuitas

Dez programas de pós-graduação do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) estão com inscrições abertas para mestrado e doutorado Stricto Sensu, com aulas começando no segundo semestre de 2021:

  • Engenharia Civil e Ambiental
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Química e de Materiais
  • Engenharia de Produção
  • Física
  • Informática
  • Matemática
  • Metrologia
  • Química

Todos os detalhes a respeito das inscrições de cada um dos programas do CTC/PUC-Rio podem ser obtidos na página da Coordenadoria Central de Pós-graduação (CCPG): http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccpg/inscricoes.html.

Reconhecido como um dos mais importantes polos de ensino e pesquisa científica e tecnológica no Brasil, o CTC/PUC-Rio tem em torno de 1.200 alunos de pós e aproximadamente 140 laboratórios modernos e especializados. Seu corpo docente é formado por cerca de 180 professores, todos com doutorado (a maioria no exterior), oferecendo aos alunos uma formação sólida, alinhada tanto às necessidades do mercado profissional, quanto ao pleno desenvolvimento de pesquisadores no Brasil.

Veja os detalhes das inscrições para cada um dos programas de pós-graduação do CTC/PUC-Rio:   

Engenharia Civil – Inscrições até 30/06/2021 – Conceito 6 na CAPES

O programa possui duas áreas de concentração: Estruturas e Geotecnia.  A área de Geotecnia conta com cinco linhas de pesquisa: Geomecânica Computacional, Geomecânica do Petróleo, Geotecnia Ambiental, Geotecnia Experimental, Mecânica das Rochas e Geologia de Engenharia. Já a área de Estruturas possui nove linhas de pesquisa divididas em: Computação Gráfica Aplicada, Dano e Fratura de Materiais, Estruturas de Aço e Mistas, Estruturas de Concreto, Instabilidade e Dinâmica de Estruturas, Materiais Cimentícios Avançados, Materiais Não-Convencionais e Sustentabilidade, Metodologias de Projeto na Engenharia, Métodos Variacionais e Computacionais. Ambas as áreas oferecem inscrições para Mestrado e Doutorado.

Engenharia Elétrica – Inscrições até 27/06/2021 – Conceito 7 (nota máxima) na CAPES
O programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica do CTC/PUC-Rio está entre os três únicos em todo Brasil que conquistaram nota máxima na última avaliação da Capes. Os interessados aos títulos de mestre ou doutor podem se candidatar a uma das cinco áreas de concentração oferecidas no programa:1) Eletromagnetismo Aplicado, 2) Métodos de Apoio à Decisão, 3) Processamento de Sinais, Automação e Robótica, 4) Sistemas de Comunicações e 5) Sistemas de Energia Elétrica.

Engenharia Mecânica – Inscrições até 15/06/2021 – Conceito 7 (nota máxima) na CAPES  

O Programa de pós-graduação da Engenharia Mecânica da PUC-Rio está entre os melhores do Brasil e conquista desde 2004 a nota máxima da CAPES, sendo considerado de Excelência. Além disso, o programa e a Universidade se destacam pela colaboração com a indústria e com parceiros internacionais, conforme o recente ranking publicado pela Times Higher Education.

Os cursos de mestrado e doutorado do programa são divididos em três áreas de concentração: 1) Mecânica Aplicada, 2) Petróleo e Energia e 3) Termociências, que somam oito linhas de pesquisa. Os candidatos devem optar por uma destas três áreas no momento da inscrição, que é gratuita. A seleção será feita com base no histórico escolar, curriculum vitae e cartas de recomendação. Se necessário, serão realizadas entrevistas com os candidatos.

Engenharia Química, de Materiais e Processos Ambientais – Inscrições até 30/06/2021 – Conceito 5 na CAPES

Candidatos interessados nos programas de mestrado e doutorado podem escolher entre três áreas de concentração: Engenharia Química (EQ), Materiais e Nanotecnologia (MN) e Processos Ambientais (PA), cada uma delas contemplando três Linhas de Pesquisa: EQ – Modelagem, Otimização, Controle e Automação de Processos; Processos Químicos e Catálise; Processos Mínero-Metalúrgicos; MN – Síntese, Processamento e Caracterização de Materiais; Desempenho e Integridade dos Materiais; Engenharia Microestrutural; PA – Química Verde; Tratamento de Águas e Efluentes Industriais; Tratamento de Resíduos.

Engenharia de Produção – Inscrições 30/06/2021 – Conceito 5 na CAPES

O programa de pós-graduação passou por uma recente modernização e conta agora com duas áreas de concentração: Operações e Negócios em Engenharia, com as linhas de pesquisa em Gestão de Operações e Gestão de Negócios; e Pesquisa Operacional, com as linhas de pesquisa em Algoritmos e Otimização; Métodos Estatísticos e Analytics.

Física – Inscrições até 14/06/2021 – Conceito 6 na CAPES 

O programa conta com cinco áreas de concentração: Física Atômica e Molecular, Física da Matéria Condensada, Física das Partículas Elementares e Campos, Física Geral e Física Nuclear. O programa apresenta uma forte internacionalização e é bastante diversificado. Cerca de 40% dos professores são estrangeiros e todos participam também da orientação de estudantes de Iniciação Científica (média de dez alunos por ano), além de supervisionar os estágios de docência dos discentes de Mestrado e Doutorado na graduação. Inscrições pelo site do UNIPOSRio-Física a partir de 03/06: http://uniposrio-fisica.cbpf.br.

Informática – Inscrições até 18/06/2021– Conceito 7 (nota máxima) na CAPES

O programa foi duplamente pioneiro na área de computação no Brasil: o primeiro a ser criado e o primeiro a receber nota 7 (máxima) da CAPES, em 2003, nota que tem sido mantida desde então.  Candidatos ao título de mestre ou doutor em Informática poderão se inscrever nas seguintes linhas de pesquisa: Banco de Dados, Ciência de Dados, Computação Gráfica, Engenharia de Software, Hipertexto e Multimídia, Interação Humano-Computador, Linguagens de Programação, Otimização e Raciocínio Automático, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos ou Teoria da Computação.

Matemática – Inscrições até o dia 21/06/2021 – Conceito 7 (nota máxima) na CAPES

Com área de concentração em Matemática Pura e Matemática Aplicada, a pós-graduação do Departamento de Matemática oferece oito linhas de pesquisa. Na última avaliação CAPES 2013-2016, a pós-graduação ganhou um ponto a mais, chegando à nota máxima e passando a integrar a elite acadêmica na área da matemática. O Departamento conta com professores de diferentes nacionalidades, que desenvolvem pesquisa matemática moderna de alta qualidade.

Metrologia – Inscrições até 18/06/2021 – Conceito 5 (nota máxima entre os programas exclusivos de mestrado) na CAPES 

O programa é nota máxima da CAPES desde 2013 e oferece a opção de Mestrado. O Programa de Pós-graduação em Metrologia (PósMQI) possui um caráter multidisciplinar e com isso visa formar um profissional interdisciplinar, com características próprias, distintas das áreas que caracterizam a formação original oferecida nas áreas do conhecimento tradicionais. O mestrado desenvolve pesquisas e forma recursos humanos qualificados em Metrologia e suas áreas correlatas. O curso oferece uma única área de concentração (Metrologia para Qualidade e Inovação) e três linhas de pesquisa: Instrumentação e Medição, Redes Inteligentes (Smart Grid) e Gestão Estratégica da Inovação e Sustentabilidade.

Química – Inscrições até 02/07/2021– Conceito 5 na CAPES

O programa de pós-graduação em Química (PPG-Qui) é gratuito e está com as inscrições abertas para Mestrado e Doutorado, com dez vagas em cada curso. Profissionais com formação em Química, Física, Biologia, Oceanografia, Farmácia, Engenharias ou outras áreas afins podem optar entre as seguintes linhas de pesquisa: Métodos Analíticos e Qualidade Metrológica, Fármacos e Interações Químico-Biológicas, Energia, Meio-Ambiente e Ciências do Mar e Nanociências, Interfaces e Coloides. O processo seletivo conta com provas e entrevista que serão feitas online.

Informações para a imprensa:

APPROACH COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) 

Maria Estrella (maria.estrella@approach.com.br)

 (21) 9-9918-1221 / 9-9301-4332 (Approach Comunicação)

Adriane Constante (adriane.constante@approach.com.br)

www.approach.com.br