Mestrado profissional em Ensino de Ciências Ambientais na UnB recebe inscrições até 30 de abril

Mestrado profissional em Ensino de Ciências Ambientais na UnB recebe inscrições até 30 de abril

O Polo da Universidade de Brasília (UnB) que oferece o mestrado profissional em Ensino de Ciências Ambientais recebe inscrições até 30 de abril para o Edital nº 1/2021, que oferece 20 vagas destinadas a brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. A iniciativa é parte do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB), apoiado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

O objetivo do PROFCIAMB é possibilitar a formação continuada de professores da educação básica em nível de mestrado profissional. Além disso, a ação é uma ponte entre ANA, universidades e escolas de educação básica com o intuito de apoiar para que temas de pesquisas na temática das Ciências Ambientais – especialmente os relacionados à água – alcancem as redes municipais, estaduais e escolas técnicas federais, chegando a seus alunos. Portanto, é um programa para a produção, difusão e aplicação de conhecimentos didáticos e metodológicos relacionados às questões socioambientais.

De acordo com as regras da seleção, os(as) candidatos(as) devem possuir, preferencialmente, vínculo institucional na rede pública (federal, estadual e municipal) ou privada de ensino, assim como espaços não formais de ensino, como: museus, jardins botânicos, instituições de pesquisa, centros de ciências e similares. Poderão se inscrever candidatos graduados em cursos associados à educação, direta ou indiretamente, ou interessados em trabalhar com educação formal, não formal ou informal.

O processo seletivo terá prova de conhecimentos (peso 2), prova de compreensão de textos em língua inglesa (peso 1), avaliação do Curriculum Lattes (peso 1), avaliação do pré-projeto (peso 3) e entrevista individual (peso 3). As etapas são classificatórias e eliminatórias, sendo que a prova de compreensão de textos em língua inglesa e a avaliação do Curriculum Lattes são somente classificatórias.

Segundo o cronograma do processo seletivo, a homologação das inscrições está prevista para ser divulgada em 3 de maio. O resultado final da seleção será publicado em 2 de junho, às 17h30, no site do CDS: www.cds.unb.br.

A UnB oferece duas linhas de atuação: Ambiente e Sociedade, bem como Recursos Naturais e Tecnologia. Na linha de Ambiente e Sociedade há dois temas principais das pesquisas: Interdisciplinaridade e Ensino em Ciências Ambientais; e Sociedade e Meio Ambiente. Já na linha Recursos Naturais e Sociedade estão previstos como temas principais das pesquisas: Recursos Hídricos, Ambiente Biofísico e Geoprocessamento; e Cerrado e Recursos Naturais.

Para mais informações sobre a seleção, acesse o site do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da UnB.