Mais de 1400 assistiram a 3ª Roda de Conversa do ÁGUA EM PAUTA

Mais de 1400 assistiram a 3ª Roda de Conversa do ÁGUA EM PAUTA

NEWSLETTER 17 | AGOSTO DE 2020
EDITORIAL
Uma das pautas desta Diretoria é tornar a ABRhidro mais presente no dia a dia de nossos associados e membros da Comunidade Brasileira da Água e também mais acessível. Ganhamos mais de 200 seguidores no Instagram no último mês e contamos atualmente com 622 inscritos em nosso canal de Youtube. Já está conosco em nossas mídias sociais? Siga-nos!
A  preparação  das  instituições  após  aprovação do Marco Regulatório do Saneamento foi a pauta da terceira Roda de Conversa do Água em Pauta, os detalhes estão abaixo e o vídeo da gravação disponível em nosso hotsite.
Já estamos preparando os nossos eventos de 2020, já está programado para participar ? Trazemos aqui as novidades do XIII Encontro Nacional de Águas Urbanas e do III Simpósio de Revitalização de Rios Urbanos,
o primeiro  do  ano  já  em  formato ONLINE. Estamos no TELEGRAM, migramos as discussões de nossas Comissões Temáticas para essa plataforma com o objetivo de aumentar a troca de informações e conhecimento. Que tal participar?
E por fim, se ainda não pagou a anuidade de 2020, reforçamos o nosso convite para que fiquem quites.A Diretoria.
Que tal assistir essa
RODA DE CONVERSA?
ASSISTA AGORA
MAIS DE 1400 ASSISTIRAM A 3ª RODA DE CONVERSA DO ÁGUA EM PAUTA

O Água em Pauta é uma série de lives e webinars realizados todas as primeiras segunda-feira de cada mês, sempre às 17h00 onde trazemos pautas técnicas, científicas, inspiracionais, mercadológicas, institucionais e de formação profissional. Todas sempre disponíveis no site da ABRhidro. Os números impressionam, são 4.200 acessos nos 3 webinars realizados.
O digital nos oferece a oportunidade de estarmos presentes a qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer aparelho. Convidamos para que se inscrevam em nosso canal de Youtube e sigam a Associação nas redes sociais.
No último dia 03 de agosto, a ABRhidro realizou a terceira Roda de Conversa, com o tema ÁGUA + SANEAMENTO: A preparação das instituições após aprovação do Marco Regulatório que contou com a participação da Diretora-Presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), Christianne Dias, da Diretora Geral do IGAM (Instituto Mineiro de Gestão da Água), Marília Melo e do Ex-Presidente da ABRhidro e Professor da UFC (Universidade Federal do Ceará), Francisco de Assis Souza Filho. A moderação foi de nossa Presidente Synara Broch.
O foco não foi o Marco Regulatório em si, mas a preparação das instituições para recebe-lo.

A falta de Saneamento no Brasil é um dos principais fatores de desigualdade social, desnivela a qualidade de vida nas diferentes regiões das diversas cidades brasileiras. Estima-se que serão necessários cerca de R$ 700 bilhões nos mais de 5000 municípios brasileiros.
Atualmente o Brasil conta com mais de 60 agências reguladoras de saneamento municipais, estaduais e distrital, com capacidades técnicas e métodos de regulação dispares. Agora competirá à ANA ser o agente que padronizará procedimentos e capacitará o sistema de regulação do saneamento.
Num primeiro momento evidencia-se o fortalecimento da Agência na esfera política e no cenário institucional, afinal os números do Saneamento são superlativos. Os debates giraram em torno dos reflexos nos órgãos gestores e agências reguladoras estaduais e municipais, no quadro de funcionários da Agência que serão alocados para o Saneamento e principalmente no equilíbrio entre a gestão de recursos hídricos e do saneamento.

COMISSÕES TÉCNICAS DA ABRHIDRO NO TELEGRAM
A ABRhidro mantém Comissões Técnicas que buscam reunir profissionais e pesquisadores em torno de interesses específicos, dentro de áreas relevantes dos Recursos Hídricos.

As comissões organizam simpósios, cursos, palestras e publicações em áreas afins, a fim de encontrar consenso na solução de questões significativas.

Para democratizar o acesso, aumentar o número de pessoas participando e maximizar a troca de conhecimentos e informações criamos agora canais do Telegram.

A plataforma foi escolhida justamente por permitir maior número de participantes e registro de todas as mensagens do grupo para que os novos participantes possam acessar.

Até agora, são três os grupos públicos já criados:

·Ensino

·Hidráulica

·Hidrometria

Já na próxima semana, mais 3 grupos serão criados, a saber:

·Águas Urbanas

·Engenharia de Sedimentos

·Desastres Naturais

ENTRE NOS GRUPOS
XIII ENCONTRO NACIONAL DE ÁGUAS URBANAS E O III SIMPÓSIO DE REVITALIZAÇÃO DE RIOS URBANOS ABREM A AGENDA DE EVENTOS DA ABRHIDRO NO ANO DE 2020

Programados para acontecer entre os dias 19 e 22 de outubro de 2020, o XIII ENAU e o III SRRU estreiam a agenda de eventos da ABRhidro e já no formato ONLINE. Sob a Coordenação dos Professores Fernando Dornelles (IPH – UFRGS), Rutinéia Tassi (UFSM), Joel Goldenfum (IPH – UFRGS) e Juliana Alencar (Poli – USP) os eventos continuam abertos para receberem suas contribuições, convidamos a todos para que submetam seus trabalhos técnicos até o dia 25 de setembro de 2020. O valor das inscrições foi reduzido entendendo justamente esse novo momento que todos vivemos. Associados de nossa ABRhidro pagam ainda menos.

Além do XIII ENAU e do III SRRU, a ABRhidro promovem ainda:·XIV Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos, de 09 a 13 de novembro de 2020 – EVENTO ONLINE;

·XV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, de 22 a 25 de novembro de 2020 – EVENTO HÍBRIDO (presencial e online), o presencial ainda sujeito a confirmação;

·II Encontro Nacional de Desastres, de 14 a 18 de dezembro de 2020 – EVENTO ONLINE.

Já estamos preparando os nossos eventos de 2020, se programou para participar?
MAIS INFORMAÇÕES NO SITE
Já pagou a anuidade de 2020 da ABRhidro?

O associativismo nunca esteve tão em alta! É justamente no momento que a Sociedade realinha os seus propósitos diante dos novos fatos que buscamos mais ainda pertencer a grupos e a ABRhidro é a sua Associação. Diante de tantas realizações programadas te convidamos para que se mantenha um sócio ativo e quite com a sua anuidade de 2020.
O valor da anuidade é menor que a diferença da participação nos eventos da Associação entre as categorias não sócios e sócios. Além de tantos outros benefícios ofertados, dentre eles o acesso aos 6 livros digitais e descontos na aquisição dos Livros da Editora ABRhidro.

QUITE JÁ SUA ANUIDADE DE 2020
19 a 22/10

Prazo final para
submissão de trabalhos: 25 de setembro

SAIBA MAIS
09 a 13/11

Prazo final para
submissão de trabalhos:
ENCERRADO

SAIBA MAIS
22 a 25/11

Prazo final para
submissão de trabalhos:
ENCERRADO

SAIBA MAIS
14 a 18/12

Prazo final para
submissão de trabalhos:
15 de outubro

SAIBA MAIS
Siga a ABRhidro nas Redes Sociais

Publicado em