Nota de Pesar: falecimento do Prof. Dr. Antonio Marozzi Righetto

Nota de Pesar: falecimento do Prof. Dr. Antonio Marozzi Righetto

Comunicamos o falecimento do Prof. Dr. Antonio Marozzi Righetto.

Professor da Escola de Engenharia de São Carlos (USP) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Antonio deixa um legado profissional fortemente vinculado à formação técnica e científica – não só na formação de pesquisadores Mestres e Doutores, mas de contribuição na área de Drenagem Urbana, Mecânica dos Fluidos, Métodos Computacionais Aplicados e Gestão de Recursos Hídricos. Mesmo aposentado pela UFRN, atualmente, ele era Coordenador de gestão operacional do IGARN (Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte).

Sua história de vida profissional é parte da ABRHidro. Trabalhou para a consolidação das nossas revistas científicas RBRH e REGA. Como sintetizam os Prof. Vladimir Caramori, Presidente da ABRHidro (2016-2017), Antonio Eduardo Leão Lanna Vice-Presidente da ABRHidro (1984-1985) e Suzana Maria Gico Lima Montenegro (atual Vice-Presidente da ABRHidro(2022-2023), respectivamente.

Visite também o memorial de Antonio Marozzi Righetto no Memória Viva: https://memoriaviva.irmaosvila.com.br/perfil/15700

Confira os depoimentos em homenagem ao Prof. Dr. Antonio Marozzi Righetto:

“Quem conviveu com ele perde um pedacinho de si neste momento. Quem não conviveu perde igualmente, pela sua grandeza! Obrigado, Righetto, pela sua vida compartilhada conosco!”. (Prof. Vladimir Caramori – Presidente da ABRHidro 2016-2017)

“Entre as contribuições do Righetto destaco a já comentada e importante participação na pós-graduação em hidráulica e saneamento da EESC/USP e sua contribuição – junto com o também falecido colega Arthur Mattos, no estabelecimento da pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental da UFRN. Pelos seus alunos continuará por muito tempo a contribuir para a hidrologia e a gestão de recursos hídricos do Brasil e do semiárido nordestino”. (Antonio Eduardo Leão Lanna – Vice-Presidente da ABRHidro1984-1985)

“Tive o privilégio de uma convivência muito próxima tanto na época de São Carlos como quando já estava em Natal. Agradeço pelo convívio e por contribuir na minha formação científica e humana. Afável e ao mesmo tempo firme, generoso, comprometido com tudo que fazia! Deixa importante legado e inspiração”.
(Suzana Maria Gico Lima Montenegro – Atual Vice-Presidente da ABRHidro 2022-2023)