Nota de Pesar Prof. Dr. Carlos Henrique de Medeiros

Nota de Pesar Prof. Dr. Carlos Henrique de Medeiros

Nota de Falecimento

Prof. Dr. Carlos Henrique Medeiros

Com grande tristeza recebemos hoje, dia 5 de julho de 2021, a notícia do falecimento do Prof. Dr. Carlos Henrique Medeiros, especialista em engenharia e segurança de barragens, parceiro de muitas iniciativas comuns entre a ABRhidro e Comitê Brasileiro de Barragens do qual fora presidente.

Era casado com a Professora Dra Yvonilde Medeiros, também muito conhecida e estimada no seio da ABRhidro, a quem desde logo, comovidos, expressamos nossas condolências e nossa solidariedade para que possa suportar a tristeza desse momento.

Engenheiro civil, graduado pela Universidade Federal da Bahia, com mestrado em Geotecnia na Universidade de São Paulo e doutorado na Universidade de Newcastle upon Tyne, no Reino Unido, Carlos Henrique teve destacada atuação na consultoria especializada e no ensino superior em barragens. Presidiu o Comitê Brasileiro de Barragens e atualmente era vice-presidente da Comissão Internacional de Grandes Barragens-ICOLD.

Igualmente, não menos importante foi a sua atuação na formulação e nos trâmites para aprovação da Política Nacional de Segurança de Barragens – Lei Federal nº 12.334/2010, e da Resolução nº 143/2012 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), e seguia trabalhando no seu aperfeiçoamento, destacando-se entre outras atividades, a promoção em parceria com a ABRhidro de 11 rodadas de oficinas para discussão de propostas que tramitavam no Congresso Nacional após o acidente de Mariana. Promoveu diversos eventos e se apresentou em inúmeras oportunidades como palestrante sobre o tema, tornando-se conhecido e amigo de um grande número de profissionais da área.

Atualmente, como parceiro na representatividade das Organizações Técnicas de Ensino e Pesquisa na Câmara Técnica de Segurança de Barragens do CNRH, atuava como coordenador do Grupo de Trabalho para revisão da Resolução CNRH 143/2012, quanto aos critérios de classificação de barragens, de forma dedicada, firme e com entusiasmo.

Carlos Henrique deixa, portanto um histórico de importantes contribuições ao país e sua falta certamente será muito sentida por todos aqueles que tiveram o privilégio de desfrutar do seu conhecimento e da sua amizade.

Em nome da ABRhidro, solidarizamo-nos com a Prof. Yvonilde e seus familiares.

Synara Aparecida Olendzki Broch

Presidente da ABRhidro – Gestão 2020/2021