Uma História de Contribuição Científica e Transformação
A missão da ABRHidro e a democratização do conhecimento
Desde sua fundação, a ABRHidro tem se destacado como um pilar essencial na disseminação de conhecimento técnico e científico. Com uma trajetória também marcada por publicações especializadas, livros e artigos de alto impacto, a Associação vem promovendo a divulgação do conhecimento, de soluções e estudos voltados para os desafios relacionados aos recursos hídricos. Dentro desse cenário, a Revista de Gestão de Recursos Hídricos da América Latina (REGA) ocupa um lugar especial na história da Associação, consolidando-se como uma das iniciativas mais significativas na produção de conhecimento da ABRHidro ao longo das últimas duas décadas.
O início da jornada
Criada em 2004, a REGA nasceu com a missão de ser um canal de excelência para disseminar estudos de gestão integrada de recursos hídricos. Seu primeiro volume foi marcado pela publicação da histórica “Carta de Brasília”, documento que consolidou consensos importantes sobre políticas públicas no setor, resultado do 1º Seminário Latino Americano de Políticas Públicas, um encontro que reuniu 215 participantes de 25 países. O impacto desse evento continua repercutindo, especialmente por meio dos artigos apresentados nos dois primeiros volumes da REGA.
Os números da REGA: um legado de produção científica
A REGA já publicou 322 artigos em três idiomas: português, espanhol e inglês. Esse acervo reflete a diversidade e a profundidade das discussões acadêmicas na América Latina e além. Entre os diversos destaques que Rutineia Tassi, atual Diretora de Publicações da ABRHidro levantou, junto ao segmento de Tecnologia da Informação da Associação, estão as seguintes informações e/ou curiosidades:
O artigo mais visualizado, com mais de 3.700 acessos: "Micropoluentes orgânicos: ocorrência, remoção e regulamentação" (2017). O artigo foi veiculado no volume 14 da Revista, tendo como autores Thiago Caique Alves, Rubia Girardi e Adilson Pinheiro. Pinheiro é, inclusive, nosso atual editor.
O artigo mais baixado, com mais de 1.000 downloads: "Regulamentação da drenagem urbana no Brasil" (2016). O artigo foi veiculado no Volume 13 da Revista. A autoria é de Carlos Eduardo Morelli Tucci.
O ano com maior número de artigos publicados foi o de 2023, com um total de 28 artigos.
Evolução editorial e parcerias estratégicas
Nos primeiros anos, a REGA tinha dois volumes anuais, mas desde 2017 consolidou-se com uma edição anual. Esse formato permitiu maior curadoria e foco nas publicações. Os primeiros editores executivos, Carlos Eduardo Morelli Tucci (Brasil) e Andrei Jouravlev (Chile), foram pioneiros na construção de um núcleo editorial que contou com 38 associados de diversos países.
Impacto acadêmico e representatividade na América Latina
Além de publicar artigos inovadores, a REGA se tornou referência para profissionais, pesquisadores, organizações internacionais, setor privado e estudantes de diferentes países da América Latina. Com parcerias sólidas e uma abordagem integrada, a revista contribuiu para a maior integração do conhecimento entre diferentes realidades e culturas, e contribui para moldar políticas públicas e soluções para desafios comuns como mudanças climáticas, escassez hídrica, drenagem urbana e muito mais.
Reconhecimento e continuidade
Com 20 anos de história, a REGA celebra não apenas sua longevidade, mas também seu papel transformador. Artigos como os de Adilson Pinheiro, atual editor da revista, continuam inspirando soluções inovadoras. A cada ano e, dada sua constância, a REGA reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e a relevância no cenário internacional.
Nova capa
A REGA comemora seu 20º aniversário com nova identidade visual, que reflete sua constante evolução, sem perder de vista sua essência e abrangência. A nova capa da revista é um marco dessa trajetória, combinando modernidade, clareza e o compromisso da revista com a disseminação do conhecimento técnico-científico. O mapa da América Latina, destacado em tons de azul, reforça o alcance continental da publicação, ao mesmo tempo em que as gotas de água simbolizam a essência do tema central da revista: a gestão sustentável dos recursos hídricos. Esse redesign, assinado pela Fluence Comunicação Estratégica, não é apenas uma atualização visual; é uma reafirmação do papel da REGA como um canal vital para a troca de ideias, pesquisas e avanços no campo da gestão hídrica. É uma tradução gráfica singela do compromisso significativo da revista com a inovação, acessibilidade e relevância científica para os desafios contemporâneos da água. Com sua nova identidade, a REGA continua a construir pontes entre pesquisadores, profissionais e formuladores de políticas, mantendo sua missão de ser uma referência em gestão de recursos hídricos. A mudança visual é um convite para novas discussões e soluções, alinhadas às demandas do futuro, mas sem deixar de honrar sua rica história. Que venha 2025!
TOP 20 artigos mais visualizados
Em celebração ao selo de 20 anos, apuramos o ranking que indica, entre os mais de 300 artigos publicados, os 20 mais visualizados. Confira:
Números de artigo por ano
Fonte: Os dados que compõem essa matéria foram apurados pelo segmento de Tecnologia da ABRHidro e tiveram a curadoria da Diretora de Publicçaões, Rutineia Tassi.
Mais: Acompanhe as nossas redes sociais. Ao longo dos próximos dias teremos publicações sobre a REGA.
Comments