A Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) esteve representada na Reunião Anual do SciELO (Scientific Electronic Library Online), realizada em São Paulo. O evento, realizado no dia 5.12 último foi presencial e se deu no Auditório Governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto (FAPESP).
A iniciativa reuniu importantes atores do cenário científico nacional, incluindo representantes do SciELO, CAPES, CNPq e editores de revistas científicas, com o objetivo de apresentar um balanço das atividades, discutir avanços e abordar os desafios no processo editorial.
A participação da ABRHidro ocorreu por meio do corpo editorial da RBRH – Revista Brasileira de Recursos Hídricos, representado pela editora de produção, Heloise Knapik. Durante o evento, foram discutidos temas de grande relevância para o sistema de publicação científica, como:
Mudanças nos critérios de avaliação da CAPES, incluindo o uso de novos indicadores em substituição ao Qualis;
O impacto da inteligência artificial generativa na produção científica, tanto no processo de autoria quanto de revisão e editoração;
Ética editorial e responsabilidade, envolvendo revistas, autores e equipes editoriais;
A importância da comunicação científica, destacando o retorno à sociedade como um objetivo central das pesquisas publicadas.
O evento foi uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências para a ABRHidro, reforçando o compromisso da associação com a excelência na divulgação científica. Segundo Heloise, "a divulgação científica vai além de métricas acadêmicas, sendo um retorno à sociedade da contribuição da pesquisa científica".
A presença da ABRHidro na reunião fortalece sua atuação no cenário editorial, alinhada às boas práticas e às diretrizes mais avançadas no campo da comunicação científica em acesso aberto.
Sobre a participação: Heloise Knapik é engenheira ambiental, mestre e doutora pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde atua como professora e coordenadora do PPGERHA – Programa de Pós-graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental. Na RBRH, exerce o papel de editora de produção.
Comments