Sergipe é representado por um grupo de estudantes do Colégio Estadual Murilo Braga em premiação realizada pelo XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que acontece no estado até a sexta-feira, 24
Alunos do Colégio Estadual Murilo Braga, do município de Itabaiana, no agreste sergipano, apresentaram nesta terça-feira, 21, o resultado da pesquisa, por meio da qual chegaram à final do Prêmio Jovem Pesquisador, dentro do XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, evento que está sendo realizado em Sergipe desde o último domingo, 19. Com o tema ‘Avaliação temporal da qualidade da água do açude da Marcela’, a aluna Eduarda Gois, da 3ª série, representou Sergipe durante a explanação do assunto.
Os alunos foram orientados pelo professor de Química Marcos Santiago, que não escondeu o orgulho por seus alunos estarem entre os finalistas.
“Esse foi um dos projetos postos em prática pela escola e selecionado pelo edital do Governo de Sergipe (Pibic Jr.). Eu fui orientador do trabalho, e a gente teve parceria do Laboratório de Tecnologia e Monitoramento Ambiental da UFS [Universidade Federal de Sergipe], na pessoa do professor doutor Carlos Alexandre, e também teve parceria da Adema [Administração Estadual do Meio Ambiente], que nos cedeu alguns dados também para aprofundarmos o nosso trabalho”, explicou.
Sobre a escolha do tema, Marcos disse que é uma continuação do seu mestrado.
“O açude é um corpo aquático muito importante para a cidade de Itabaiana, no qual se utiliza água para a agricultura, hidratação de animais e até para lazer das pessoas”, afirmou.
Ele acrescenta que, no total, foram dez alunos envolvidos, sendo que nove deles fazem parte do Pibic Jr. e recebem a bolsa da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec).
Além de estimular a pesquisa entre os alunos da rede pública estadual, o objetivo do trabalho, segundo o professor, é incentivar novas discussões sobre a questão da água potável, da necessidade do seu controle e da preservação das áreas de mananciais.
Como representante do grupo de alunos pesquisadores, a estudante Eduarda Gois ressaltou o quanto foi gratificante participar do estudo e do evento nacional.
“Sou muito grata por terem acreditado no meu potencial. É muito bom desfrutar da estrutura do evento e abordar essa temática tão relevante para a nossa cidade e nossa região”, destacou.
Eduarda também revelou que tem as melhores expectativas para o seu grupo finalista. O resultado da premiação será divulgado na quinta-feira, 23, durante o evento.
XXV SBRH
Entre os dias 16 e 24 de novembro, Aracaju recebe o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, o maior evento na área de gestão de recursos hídricos do Brasil e um dos maiores do planeta que contará com a participação de mais de três mil pessoas e o envolvimento com mais de 14 mil pessoas em atividades externas promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), e nesta edição, com o apoio do Governo de Sergipe e entidades parceiras.
Durante os dias de evento, serão realizadas diversas conferências nacionais e internacionais, mesas-redondas abordando temas importantes, minicursos de capacitação, apresentações de trabalhos em sessões técnicas, lançamento de livros, ExpoHidro, uma exposição de soluções e inovações do setor, e um olhar para o futuro com a entrega dos prêmios, além do 1º Fórum Latino-americano da Água, ontem e hoje acontece, também no Centro de Convenções AM Malls Sergipe.
FONTE: Governo de Sergipe
SEDUC- Secretaria de Estado da Educação e da Cultura
Comments