top of page
Vista aérea do rio

Blog

OGA propõe agenda de fortalecimento da gestão da água para GT da Frente Parlamentar Ambientalista

Reunião aconteceu com a nova Coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Água da Frente Parlamentar Ambientalista – Deputada Duda Salabert (PDT/MG)



Foram apresentados pontos estratégicos para a gestão das águas no Brasil que precisa contar com a colaboração do Parlamento.

O OGA com a presença de outros atores realizou uma reunião no dia 14 de março de 2023 com a nova Coordenadora do GT Água da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso, a Deputada Federal Duda Salabert (PDT/MG).


Na reunião com a Deputada e sua assessoria foram apresentados pontos estratégicos sobre o tema da água, tais como: Água como elemento estratégico para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental; retirada do PL 4546/2021; Sobre o Conselho Nacional de Recursos Hídricos e o papel estratégico deste na gestão; a importância da participação da Frente Parlamentar Ambiental na Conferência da ONU sobre Água e a PEC que torna o acesso à Água potável como Direito humano que já foi aprovada no Senado.


Além destes temas, foi apresentado e discutido os dados alarmantes do MapBiomas sobre a perda de 15,7% da superfície de água no Brasil, a necessidade de integrar a gestão das águas com o manejo e uso do solo na área urbana e rural, a implementação de soluções baseadas na natureza, o tema do acesso à água e ao esgotamento sanitário, 35 milhões de brasileiros e brasileiras não tem acesso à água potável e 100 milhões de sem acesso ao esgotamento sanitário.


Participaram da reunião, a Deputada Duda Salabert, o assessor Vinicius Papatella e da parte do OGA participaram: o Secretário Executivo – Angelo Lima, componentes do Comitê Gestor como Malu Ribeiro da SOS Mata Atlântica e Samuel Barreto da TNC, além de Gabriel Adami, Assistente de Políticas Púbicas do SOS Pantanal, Lídia Parente Bucar da SOS Mata Atlântica e assessora da Frente Parlamentar Ambientalista e Luiza Chaer, Diretora Técnica da Alternativa Terra Azul.


O diálogo foi bastante construtivo e ao final foi acertada a realização de uma reunião do GT Água para preparar uma agenda de atividades e discussão sobre temas relacionados à gestão das águas no Brasil.

O OGA agradece a recepção e a reunião com a Deputada Duda Salabert.

Comments


abrhidro2.png

A ABRHidro é uma instituição que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas ligadas ao Planejamento e à Gestão de Recursos Hídricos no Brasil. Saiba mais

SUBMISSÃO ARTIGOS:

RBRH.png
REGA.png

Contato

Graciela Schmidt Disconzi

(55) 99133 5038 

Endereço institucional (SEDE)

Av. Bento Gonçalves, 9500 
Porto Alegre/RS - CEP: 91501 970

Endereço para recebimento correspondências institucionais

ABRHIDRO/ Aos cuidados Graciela Disconzi
CAIXA POSTAL 5018
SANTA MARIA-RS - CEP 97105-970

bottom of page