Os eventos começaram nesta segunda-feira (16) e são marcados pela presença ilustre de pesquisadores e autoridades renomadas na área de gestão de recursos hídricos em âmbito nacional e internacional, no Marante Executive Hotel, em Boa Viagem.
A abertura foi composta por uma mesa de especialistas de diferentes órgãos e regiões do país. Suzana Montenegro, diretora presidente da Apac, representou o governo do estado de Pernambuco; Porfírio Loureiro, diretor presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Setor da Paraíba, também falou sobre o cenário dos recursos hídricos.
Em âmbito nacional, estiveram presentes na mesa de abertura Alexandre Kepler, presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos; Ana Carolina Argolo, diretora da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Maria Fernanda Nóbrega, coordenadora da comissão técnica de águas urbanas da Associação Brasileira de Recursos Hídricos; Rômulo Menezes, professor do departamento de energia nuclear da Universidade Federal de Pernambuco, representando a reitoria da instituição e Josué Lucena de Lira, gerente estadual de desenvolvimento do Banco do Nordeste.
A primeira mesa redonda do evento com palestras sobre parques lineares e infraestrutura verde e azul no Chile; a experiência de emprego de SBN em Bogotá e inovações e perspectivas em gestão e manejo de águas urbanas no Brasil. Ela foi marcada pela presença de representantes da Universidade Católica do Chile, da Universidade Nacional de Colômbia e da ANA.
Na sequência, foi iniciada a primeira sessão de apresentação de trabalhos e depois mais duas mesas redondas sobre “Revitalização de rios urbanos como estratégia de adaptação de fundos de vale e várzeas aos eventos extremos” e sobre o “Evento extremo de maio no Rio Grande do Sul – Vale do Taquari e Porto Alegre”, esta com a participação de forma remota da diretora de publicações da ABRHidro, Rutineia Tassi e do Joel Avruch Goldenfum, do Comitê de Adaptação e Resiliência Climática e professor da UFRGS, além da participação presencial da Regina Alvalá, representante do CEMADEN e moderação da diretora da ANA, Ana Carolina Argolo.
Os eventos foram realizados pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRHidro, com patrocínio cota Diamante Plus da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, e os patrocínios ouro e prata do Banco do Nordeste, TPF Engenharia, Aesa, Profill, LMDM Consultoria e Compesa, apoio fomento da CAPES e Facepe, e apoio Especial da Agência Pernambucana de Águas e Clima, FABHAT, Fórum Paulista e Federação das Indústrias de Pernambuco.
Os eventos se estendem até 21.09, com mesas redondas, palestras, oficinas e visitas técnicas. A programação completa pode ser conferida em: https://www.abrhidro.org.br/xvenau/.
Comments