Na última sexta-feira, 4 de outubro de 2024, foi realizado o Seminário sobre Saneamento nas Inundações, organizado pelo Núcleo de Estudos em Saneamento Ambiental com promoção pelo Instituto de Pesquisas Hidraúlicas da UFRGS.
O evento trouxe discussões fundamentais sobre o impacto das enchentes nos sistemas de saneamento básico, abordando soluções para mitigar os efeitos desses desastres em cenários futuros.
O Rio Grande do Sul, que enfrentou uma das maiores inundações de sua história em 2024, foi o foco de muitas discussões sobre os desafios relacionados ao fornecimento de água potável, tratamento de esgotos e gestão de resíduos sólidos. O seminário contou com a participação de especialistas que apresentaram estudos de caso, propostas de mitigação e estratégias de manejo de recursos hídricos em situações de emergência.
Entre as palestras e mesas-redondas, foram abordados temas como:
Introdução a desastres no saneamento, com o Prof. Antônio Domingues Benetti (IPH/UFRGS).
Eventos extremos no RS em 2023/2024: Um panorama geral e perspectivas futuras, com o Prof. Rodrigo Cauduro Dias de Paiva (IPH/UFRGS).
Atuação do UNICEF Brasil nas inundações do RS, com a Engenheira Sanitária e Ambiental Priscilla Kern.
Impactos no saneamento e manejo de efluentes, discutido por Allan Guedes, Engenheiro Químico e Gerente do DMAE.
Atuações, contingências e experiências da Companhia Riograndense de Saneamento – AEGEA Saneamento, com Luciano Brandão, Gerente de Relações Institucionais.
Manejo de efluentes e resíduos industriais nas inundações, apresentado por Regina Froener, da FEPAM.
Enchente e calamidade: O processo de limpeza da cidade de São Leopoldo, com Simara Gheno, Bióloga e Diretora de Limpeza Pública da cidade.
Diagnóstico dos casos de leptospirose nas inundações do RS, com Sérgio Luis Coletto e Tássia Flores Rech, do Laboratório de Bacteriologia da Secretaria Estadual de Saúde do RS.
Monitoramento da qualidade da água para consumo humano, com o Engenheiro Químico André Jarenkow (VIGIÁGUA/CEVS).
Monitoramento da qualidade da água de mananciais, com o Prof. Salatiel Wolhmuth da Silva (IPH/UFRGS).
Saneamento ambiental em abrigos e comunidades vulneráveis, com o Dr. Alex Elias Lamas, da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.
Mapa Cidadão Saneamento, apresentado por Maria Teresa de Jesus Camelo Guedes, doutoranda do PPGIPH/UFRGS.
O papel da gestão e visão sistêmica diante de desastres, com o Prof. Guilherme Fernandes Marques (IPH/UFRGS).
Planos de contingência para abastecimento de água e saneamento nos desastres, com o Arquiteto Demetrius Jung Gonzalez, Diretor Geral da AGESAN-RS.
O seminário buscou fomentar discussões sobre as ações necessárias para minimizar os impactos das enchentes e a importância de antecipar soluções para situações críticas, garantindo a saúde pública e a sustentabilidade dos serviços de saneamento.
Para quem não pôde participar, a gravação completa está disponível no YouTube do IPH/UFRGS, e recomendamos que todos assistam para se atualizar sobre os desafios e as soluções propostas para o setor.
Abaixo veja as peças do evento:
Comments