Prazo para submissão de trabalhos ao XIV ENES encerra no dia 22 de maio

Prazo para submissão de trabalhos ao XIV ENES encerra no dia 22 de maio

Termina nesta semana, no dia 22 de maio, o prazo para submissão de trabalhos técnicos ao XIV Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos (ENES), que será realizado de 09 a 13 de novembro, em Campinas – São Paulo. Promovido a cada biênio pela Comissão de Engenharia de Sedimentos da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, o encontro de 2020 está sendo organizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH-UFRGS) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O ENES traz como tema principal o “Transporte de Sedimentos: da Bacia Hidrográfica até a Foz”, destacando a importância do desenvolvimento sustentável. O evento permitirá a troca de conhecimentos, estudos e pesquisas sobre assuntos estratégicos, como a erosão do solo, o fluxo e a deposição de sedimentos em rios, reservatórios, deltas e estuários, assim como o seu impacto na qualidade da água. Os temas afetam diversas atividades essenciais ao desenvolvimento do País: abastecimento de água, agricultura, geração de energia hidrelétrica, navegação e turismo, entre outras. O estudo dos sedimentos também se destaca como uma significativa ferramenta de análise ambiental.

Cada inscrição ao XIV ENES permite a apresentação de até dois trabalhos e os autores serão comunicados do resultado da submissão no dia 5 de julho. Cristiano Poleto (IPH-UFRGS), integrante da Comissão Organizadora do evento, faz um convite especial em vídeo (Convite ENES)para a comunidade brasileira da água participar do evento. “Esse ano, com tantas dificuldades, é ainda mais importante a participação de todos para manter as atividades da nossa área, seja em publicações, troca de informações ou na realização de pesquisas,” destaca Poleto.

Saiba mais sobre o XIV Encontro Nacional de Engenharia de Sedimentos e faça a submissão online de seus trabalhos aqui: www.abrhidro.org.br/xivenes   

XIV ENES – TEMÁTICAS

Modelagem hidrossedimentológica

Mudanças climáticas e os processos de erosão

Qualidade da água e geoquímica de sedimentos

Riscos e desastres relacionados aos sedimentos

Impacto dos sedimentos no meio urbano

Assoreamento e controle de sedimentos em rios e reservatórios

Processos hidrossedimentológicos e morfológicos fluviais e costeiros

Transporte de sedimentos

Medição de descarga sólida: técnicas e tecnologias

Sensoriamento remoto e erosão

Agricultura, erosão e desenvolvimento sustentável