Institucional
Quem somos
A ABRHidro – Associação Brasileira de Recursos Hídricos é uma associação profissional, sem fins lucrativos, com o objetivo de congregar pessoas físicas e jurídicas e dedicar-se ao avanço da gestão de Recursos Hídricos, da pesquisa científica e do apoio ao ensino técnico e universitário. Foi fundada em 19 de outubro de 1977, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Até recentemente, principalmente em nosso País, a água era considerada um recurso natural renovável, em geral farto e abundante, e que poderia atender, sem restrições, a quase todas as necessidades que dele viessem a ser requeridas. Sua carência era sentida apenas nas regiões semi-áridas, fato considerado grave, mas natural. Entretanto, a partir da Conferência de Dublin, em janeiro de 1993, a água passou a ser considerada como um recurso finito e, sobretudo, vulnerável. A Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRHidro vem acompanhando e participando do despertar da sociedade brasileira para este problema.
A entidade gera informações de apoio à tomada de decisão para a solução de questões setoriais e intersetoriais e contribui para o aperfeiçoamento da política nacional de Gestão das Águas, por intermédio da participação em diversas instâncias de decisão.
O Sistema Nacional de Recursos Hídricos
Formada inicialmente por engenheiros civis, ampliou seu quadro e ganhou a adesão de profissionais de diferentes setores da Água, como professores, técnicos e empresários para a criação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos no Brasil, em 1997, onde está representada nos setores técnico e acadêmico. Atua também no Conselho Nacional de Recursos Hídricos e nas respectivas Câmaras Técnicas. Igualmente, está representada em Conselhos Estaduais de Recursos Hídricos, bem como em diversos Comitês de Bacias Hidrográficas.
Publicações
A Associação Brasileira de Recursos Hídricos está comprometida com a produção e disseminação do conhecimento no domínio das ciências relacionadas à Água e à tecnologia. Atualmente, é uma das mais importantes editoras de livros técnicos sobre Recursos Hídricos no Brasil, com mais de 70 títulos publicados e, extensivamente, utilizados por professores universitários, profissionais e gestores públicos. Também são publicados livros em formato digital, distribuídos gratuitamente aos associados.
Desde 1978, ininterruptamente, a Associação Brasileira de Recursos Hídricos publica a RBRH – Revista Brasileira de Recursos Hídricos, ISSN 2318-0331, com abrangência internacional, indexada no SciELO (http://www.scielo.br/rbrh), Scopus, Web of Science, entre outros, com artigos de alto nível, concentrando grande parte da produção técnica e científica da comunidade brasileira do setor como fonte de consulta importante e de referência. A partir de 2017, os artigos têm sido publicados em Inglês, na plataforma do Scielo (http://www.scielo.br/rbrh), de forma contínua, reduzindo o tempo entre a submissão do manuscrito e a publicação dos artigos aceitos.
A Associação Brasileira de Recursos Hídricos também publica, de forma contínua, a REGA – Revista de Gestão de Água da América Latina, periódico técnico-científico, em parceria com a GWP (Global Water Partnership). Esta publicação tem como objetivo disseminar e promover o intercâmbio de estudos e pesquisas desenvolvidos na América Latina na área de Gestão dos Recursos Hídricos.
A partir de 2012, a Associação Brasileira de Recursos Hídricos aderiu à parceria com a APRH (Associação Portuguesa de Recursos Hídricos) para publicação do periódico internacional Revista Recursos Hídricos / Journal of Water Resources. Também junto com a APRH, é editada a Revista de Gerenciamento Costeiro Integrado (Journal of Integrated Coastal Zone Management).
Eventos
Desde a sua fundação, a entidade está empenhada em oferecer à comunidade ligada à Água um fórum para discutir as prioridades e estratégias para o desenvolvimento da gestão dos Recursos Hídricos. Sob sua responsabilidade estão vários eventos e simpósios técnicos e científicos, com abrangência regional, nacional e internacional. Os encontros e simpósios são os mais expressivos eventos relacionados à Água no Brasil.
O Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, de periodicidade bienal, conta com a participação regular de centenas de profissionais e inúmeros trabalhos trabalhos técnicos e científicos.
Já as reuniões regionais e/ou temáticas se constituem em arena importante para o esclarecimento de questões significativas concernentes à agenda da Água, em cooperação com organizações da América Latina e países de língua portuguesa.
Conselho Consultivo
O Conselho Consultivo da ABRHidro é constituído por seus ex-Presidentes em caráter vitalício, e presidido pelo Presidente da ABRHidro ou pelo seu substituto legal. O Conselho Consultivo terá por função transmitir sua experiência na ABRHidro, tendo em vista dar continuidade à atuação e ao desenvolvimento da Associação, assim como acompanhar os trabalhos da Diretoria.
São atribuições do Conselho Consultivo:
a) Manifestar-se sobre planos e programa da Diretoria, assim como sobre outros assuntos que lhe forem submetidos;
b) Apreciar, em grau de recurso, as penalidades aplicadas pela Diretoria;
c) Manifestar-se sobre os assuntos que tenham que ser submetidos à Assembleia Geral, especialmente sobre a reforma do Estatuto;
d) Encaminhar à Diretoria e à Assembleia Geral manifestações sobre questões que julgar importantes para a ABRHidro.
Representações regionais
Com ciência da diversidade hidrológica, política e social do país, a ABRHidro reconhece que o tratamento dos problemas de Recursos Hídricos deve ser tratado de forma diferenciada. As Regionais têm como finalidade o cumprimento dos objetivos da ABRHidro em seus Estados e regiões. Os membros dessas unidades podem colaborar com a realização de cursos, conferências e seminários, além de atuar em cooperação com outras Regionais. Atualmente, estão sendo realizadas eleições para as Regionais Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Comissões técnicas
A ABRHidro mantém Comissões Técnicas para reunir os associados em torno de um interesse específico, dentro de áreas relevantes dos Recursos Hídricos. As comissões organizam simpósios, cursos, palestras e publicações em áreas afins, dentro do contexto nacional, a fim de encontrar consenso na solução de questões significativas. Atualmente, são oito comissões: Águas Urbanas, Ambientes Costeiros, Energia, Engenharia de Sedimentos, Gestão de Recursos Hídricos, Hidrologia Subterrânea, Hidrometria e Semiárido. Estão ativas as comissões: Comissões de Águas Urbanas, Engenharia de Sedimentos e Desastres Naturais.
Parcerias internacionais
Ao longo de 37 anos, a ABRHidro desenvolveu uma forte parceria com entidades similares em todo o mundo. Cabe ressaltar a interação, dentre outras, com as seguintes instituições: IWRA –International Water Resources Association; IAHS –International Association of Hydrological Sciences; APRH –Associação Portuguesa de Recursos Hídricos; IWRA –International Water Resources Association; GWP –Global Water Partnership e o WWC –World Water Council.
Representatividades
A ABRhidro tem forte atuação no Sistema Nacional de Recursos Hídricos como representante das Organizações Técnicas e de Ensino e Pesquisa. Atua no Conselho Nacional de Recursos Hídricos e em suas Câmaras Técnicas, além de integrar outros Colegiados.