Minas Gerais

A Regional de Minas Gerais representa a ABRHidro no Estado de Minas Gerais, divulgando a associação e promovendo a integração de seus associados residentes em território mineiro.

 

Promover seminários, palestras, cursos e difundir boletins informativos sobre assuntos relacionados à área de Recursos Hídricos também são atividades desenvolvidas pela ABRHidro Regional – MG, assim como realizar intercâmbios entre outras Regionais e associações ou entidades com interesses afins.

 

Para conhecer em detalhes as funções e o funcionamento da ABRHidro Regional – MG, acesse o regimento interno nesse link.

Coordenação

 

A administração da Regional – MG é realizada pela sua coordenadoria, a qual é constituída por um representante regional, um secretário, um tesoureiro e seus suplentes. A coordenadoria é eleita a cada dois anos pelos sócios da entidade domiciliados em Minas Gerais e tem como principais funções:

  • Administrar a Regional e apresentar à Diretoria da ABRHidro relatórios periódicos de suas atividades
  • Elaborar plano de trabalho e orçamento anual

A atual gestão da coordenadoria da Regional – MG foi eleita durante o XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (Florianópolis) em 2017, com mandato de dois anos:

Representante Regional

Talita Fernanda das Graças Silva – UFMG

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2009), mestrado em Sistemas Aquáticos e Gestão da Água pela Ecole de Ponts Paris Tech (França, 2010) e doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (UFMG) e Ciências do Meio Ambiente (França, Université Paris-Est, 2014). Atualmente é Professora Adjunta na UFMG com atuação nos cursos de engenharia civil, engenharia ambiental e no Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Na pesquisa, atua principalmente nos seguintes temas: monitoramento e modelagem integrados de bacia hidrográfica e meio aquático receptor, modelagem hidrológica quantitativa e qualitativa, hidrologia urbana e instrumentos de gestão dos recursos hídricos.

Secretaria

Aline de Araújo Nunes (titular) – PUC – MG

Possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental (2011) e mestrado em Engenharia Agrícola (2013) – com ênfase em Recursos Hídricos e Ambientais – pela Universidade Federal de Viçosa e doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Atualmente é Coordenadora do Curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Unidade Barreiro. Atua como membro do Grupo de Pesquisa em Recursos Hídricos (GPRH), vinculado ao Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa e como Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Engenharia Agrícola e Civil, com ênfase em Engenharia de Água e Solo e Recursos Hídricos. Na pesquisa, atua principalmente nos seguintes temas: modelagem hidrológica quantitativa, hidrologia estatística, hirologia urbana e drenagem.

Éber José Andrade Pinto (suplente) – UFMG

Possui graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental (2011) e mestrado em Engenharia Agrícola (2013) – com ênfase em Recursos Hídricos e APossui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais(1992), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e doutorado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é Engenheiro Hidrólogo da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais e Revisor de periódico da Revista Brasileira de Recursos Hídircos. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Recursos Hídricos. Atuando principalmente nos seguintes temas:Hidrologia Estatística, Previsão Hidrológica, Modelos de previsão hidrológica.

Tesouraria

Marília Carvalho de Melo (titular) – IGAM

Possui graduação em Engenheira Civil com ênfase em Saneamento e Mestre em Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-Graduada em Gestão com ênfase em Negócios pela Fundação Dom Cabral e Doutora em Engenharia Civil com ênfase em Recursos Hídricos e Saneamento pela UFRJ. Atualmente é Diretora Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas. Foi Diretora de Monitoramento e Fiscalização Ambiental do IGAM, Presidente da Câmara Técnica de Integração de Procedimentos de Outorga e Ações Reguladoras do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, Secretária de Estado Adjunta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Subsecretária de Fiscalização Ambiental da SEMAD. É coordenadora do mestrado profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos da Universidade do Vale do Rio Verde – UninCor.

Priscilla Macedo Moura (suplente) – UFMG

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado em Engenharia Civil pelo INSA de Lyon (França, 2008). Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: drenagem urbana, análise multicritério, hidrologia urbana e sistemas de auxílio à decisão.

Notícias de Minas Gerais