Relato dos minicursos ocorridos durante o XIV ENAU e IV SRRU

Relato dos minicursos ocorridos durante o XIV ENAU e IV SRRU

Profa. Rutineia Tassi

A Comissão organizadora do XIV ENAU oportunizou aos inscritos no evento atividades pré-ENAU, uma espécie de “aquecimento” para o evento. Na semana que antecede o evento foram ofertados três minicursos na modalidade remota (online), com duração de 8 horas cada.

Os minicursos são de temáticas relacionadas às Águas Urbanas, incluindo o gerenciamento e a modelagem. O primeiro minicurso realizado foi sobre “Telhados verdes: projeto, implantação, e manutenção”, e ocorreu no dia 12 de Setembro de 2022, e teve com ministrante principal o Prof. Cristiando Gabriel Persch da Universidade Federal do Mato Grosso, e apoio da Professora Rutineia Tassi da Universidade Federal de Santa Maria. No dia 13 de Setembro de 2022, os Engenheiros Thiago Lappicy Lemos Gomes e Daniel Augusto Santos Prates Beltrão da Universidade de Brasília ministraram um minicurso sobre QGIS, com foco na preparação de dados visando à modelagem hidrológica. Por fim, no dia 15 de Setembro de 2022 os Professores Ariel Ortiz Gomes da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Leandro Guimarães Bais Martins da Universidade Anhanguera-UNIDERP ministraram o minicurso Modelagem aplicada à Drenagem Urbana – Introdução ao SWMM.

Os três minicursos foram ofertados de forma gratuita aos inscritos no evento, em um total de 45 vagas, sendo 15 vagas para cada minicurso. Todas as vagas foram preenchidas, mostrando o forte interesse nos assuntos propostos. O perfil dos participantes nos minicursos foi bastante diversificado, e incluiu alunos de iniciação científica, profissionais de diferentes áreas, incluindo docentes de Instituições de Ensino Superior, órgãos públicos e empresas privadas. Dentre as atividades propostas pelos ministrantes foram realizadas oficinas, elaboração de mapas, e montagem de arquivos de modelagem. Houve participação ativa dos inscritos nos minicursos, com oportunidades para a troca de experiências e muitos questionamentos.

A Comissão Organizadora do XIV Encontro Nacional de Águas Urbanas agradece aos ministrantes dos minicursos pela as atividades e experiências oportunizadas aos participantes, e os parabeniza pela excelente qualidade do material apresentado.