Seminário Internacional sobre Mudanças Climáticas – ABES

Seminário Internacional sobre Mudanças Climáticas – ABES

O Seminário Internacional sobre Mudanças Climáticas será realizado pela ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Diretoria Nacional e a ABES Seção São Paulo, por meio da Câmaras Temáticas de Meio Ambiente e de Gestão de Recursos Hídricos, e das Câmaras Técnicas da ABES-SP de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e de Recursos Hídricos, nos dias 6 e 7 de dezembro, em formato online e em plataforma exclusiva.

O mundo está em transformação e as alterações climáticas estão protagonizando mudanças em todo o planeta.

Os eventos climáticos extremos, juntamente com a pandemia, tomaram conta dos noticiários, das redes sociais e da realidade econômica e social de muitos países, intrigando especialistas, pesquisadores e toda a sociedade em torno de um futuro imprevisível.

Na última década, e especialmente nos últimos anos, o sensível aumento dos eventos catastróficos – de calor e seca extremos ou de frio e cheias incomuns – dão conta da magnitude e da gravidade das alterações do clima, alertando para uma situação nunca antes percebida.

No Brasil, em diversas regiões, as estiagens agudas de 2021 afetam diversos usos da água, impactando os níveis de muitos reservatórios e corpos d´água, provocando uma das piores crises hídricas do último século.

Tratar dessas questões de forma correta e responsável é um grande desafio para agentes públicos e associações, como a ABES, considerando a profusão de pesquisas e informações sobre o tema, especialmente os relatórios das Nações Unidas e os numerosos registros meteorológicos e de desastres naturais em todo o mundo.

Nesse sentido, o Seminário Internacional sobre Mudanças Climáticas apresentará dados e ideias de modo preciso, transparente e qualificado, contribuindo com o avanço das discussões e soluções para esse cenário climático tão desafiador.

O evento reunirá especialistas e entidades do Brasil e de outros países em torno de aspectos relevantes das mudanças climáticas, de informações consistentes e de conhecimentos que possam indicar caminhos mais seguros e sustentáveis para o enfrentamento das crises climáticas e hídricas.