Simpósio de Recursos Hídricos encerra com Carta de Belo Horizonte

Simpósio de Recursos Hídricos encerra com Carta de Belo Horizonte

Simpósio de Recursos Hídricos encerra com Carta de Belo Horizonte

Os avanços já obtidos com a política nacional de recursos hídricos e a defesa de melhorias na governança multinível das águas são alguns dos destaques do documento, que sintetiza as discussões do evento promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos

 

 

O mundo das águas acaba de ganhar novos horizontes, com o encerramento do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Entre os dias 21 a 25 de novembro, o evento reuniu cerca de 3 mil participantes no formato híbrido – presencial e online – entre acadêmicos, agentes do setor e profissionais de diversas instituições. Foi uma programação intensa, alicerçada sob o tema central Água em pauta: múltiplas dimensões, e que encerra nesta sexta-feira (26) com visitas técnicas.

Como resultado do evento, foi elaborada a Carta de Belo Horizonte. Nela, são reconhecidos os avanços promovidos pela Lei Federal 9.433/97 (Política Nacional de Recursos Hídricos), prestes a completar 25 anos, bem como as iniciativas ligadas às questões da água defendidas pela ABRHidro, que celebrará 45 anos de atuação no Brasil em 2022. A Carta tem como objetivo fundamental oferecer fortes subsídios para a gestão da água pensando nas gerações atuais e futuras, em um cenário complexo e incerto de mudanças globais. O documento ficará disponível no site da entidade.

Programação variada
As conferências, mesas-redondas e sessões temáticas transformaram o Expominas, em Belo Horizonte, no centro das atenções de especialistas e autoridades em gestão hídrica, englobando um total de 230 horas de conteúdo e até nove atividades simultâneas. Foram propostas discussões em torno da promoção de segurança hídrica, do novo marco legal de saneamento, bem como quanto à importância da Amazônia e o papel das mulheres na água, entre outros temas. Em paralelo, foi realizada a Expohidro, com estandes de empresas e instituições, e promovidas várias sessões para lançamentos de livros como o Mulheres pela Água, relato pessoal da trajetória de 51 profissionais atuantes no segmento. Para complementar, uma base de conhecimentos dinamizou o evento. E um total de 820 trabalhos técnicos apresentados já estão nos anais do site da entidade disponíveis para consulta. A Assembleia Geral oficializou o final da programação do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, com a eleição do novo presidente Cristóvão Vicente Scapulatempo Fernandes  e da vice Suzana Montenegro para o mandato do próximo biênio da Associação.

Protocolo de intenções
Como uma das múltiplas atividades paralelas ao Simpósio,  na quinta-feira (25), foi celebrado um Protocolo de Intenções entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), a Copasa, o IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), a SEMAD (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), o IEF (Instituto Estadual de Florestas), e a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O documento prevê ações conjuntas para garantir a segurança hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte, aumentar a capacidade de resiliência da região do Alto Rio das Velhas e promover a manutenção dos ecossistemas aquáticos do rio.

Missão cumprida
Ao fazer um balanço do evento, a presidente da Associação, Synara Broch, afirmou que, muito além de protagonista, a entidade é mediadora entre os diferentes segmentos de usuários de água, poder público e sociedade. Missão mais uma vez cumprida nesta edição do Simpósio. O fato de ter sido híbrida (presencial e virtual), permitiu, segundo ela, a participação de especialistas do Brasil e do exterior de forma muito mais democrática. “Tivemos acessos do mundo inteiro em nossa plataforma, o que comprovou o interesse e as conexões que a água desperta em toda a comunidade técnico-científica”. Ela também fez questão de assinalar que a correalização com o Governo do Estado de Minas Gerais e a FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e apoio de parceiros foram fundamentais para o sucesso do Simpósio.

A boa notícia, reforçou a presidente, é que a extensa gama de conteúdos do Simpósio continuará acessível aos inscritos no site www.abrhidro.org.br pelo período de cinco anos. Para o público em geral, os conteúdos gratuitos permanecerão no canal do YouTube da entidade.


Assessoria de Imprensa:
M.Bertelli Comunicação
(48) 99963.0416