Webinar Oceanografia Operacional

Webinar Oceanografia Operacional

Entenda como ADCP são operacionalizados nas atividades offshore, seus usos práticos e tendências futuras com a digitalização de processos

About this event

A coleta de dados oceanográficos de correntes marinhas é realizada em praticamente todas as etapas do ciclo de vida de exploração e produção de O&G: do baseline survey para estudo dos campos, até as etapas finais de transporte, passando pelas fases de E&P (Exploração e Produção).

Embora sempre presente nas atividades, o monitoramento oceanográfico em tempo-real tem ganhado uma ampla atenção dos operadores de campos petrolíferos por conta do potencial de otimização de processos e redução de riscos operacionais, além dos já conhecidos benefícios de monitoramento ambiental.

O que anteriormente era utilizado de uma maneira isolada, hoje encontra-se com potencial de inserção em sistemas digitais mais robustos, como um sistema de monitoramento de risers para análise de fadiga e desgaste de estruturas próprias das unidades de exploração e produção, além de utilização como fonte de informações para paradas programadas.

O setor ambiental ganha em muito com estes novos usos dos dados, pois criam-se argumentos para um programa amplo e voluntário de monitoramento de parâmetros ambientais, tornando esta atividade mais valiosa e viável.

Avanços no conhecimento operacional dos prestadores de serviços de levantamento oceanográfico permitiram tornar estas estruturas mais automatizadas, reduzindo riscos às pessoas envolvidas na operação, modernizando a coleta de dados ambientais.

Neste Webinar serão discutidos como estes sistemas são operados, utilizados e quais as tendências futuras de usos de dados aliados às operações offshore. Contará com a presença de convidados que trarão suas experiências práticas no uso de sistemas de monitoramento de correntes a bordo de unidades de exploração e produção de óleo e gás.

Teremos a participação de:

  • Fernando Azambuja (Petrobras) respondendo à pergunta: Como a Petrobras utiliza os dados coletados pelo projeto Oceanop nas suas operações?
  • João Carlos Bittencourt (Abyss) respondendo à pergunta: Como equipamentos oceanográficos são lançados na água, e como modernizar as estruturas de lançamento?
  • Rodrigo Chamusca (Ocyan) respondendo a pergunta: Como os dados podem ser introduzidos nas operações, e o que o futuro reserva quanto a digitalização de processos?